Esportes Titulo
Morre o primeiro medalhista olímpico da natação brasileira
Kátia Kazedani
Do Diário do Grande ABC
03/10/2007 | 07:16
Compartilhar notícia


O ex-nadador Tetsuo Okamoto, um dos ícones da natação brasileira e o primeiro a conquistar uma medalha olímpica no esporte para o Brasil, morreu terça-feira vítima de insuficiência respiratória. Ele tinha 75 anos e morava em sua cidade natal, Marília, no Interior de São Paulo.

Okamoto só deixou de nadar nos últimos anos de sua vida, quando passou a sofrer com problemas renais e teve de passar por sessões de hemodiálise.

A CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) declarou luto oficial de três dias e pediu um minuto de silêncio em todas as competições de natação que forem realizadas no País nesta semana.

Conquistas - Okamoto foi o primeiro nadador brasileiro a ganhar medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos na edicão de 1951, em Buenos Aires. Foi bronze em Helsinque, em 1952 nos 1.500 metros livre e trouxe a primeira medalha olímpica no esporte para o Brasil. "Tanto em Buenos Aires quanto em Helsinque eu esperava chegar à final, mas não ganhar medalhas", disse em entrevista concedida ao site da CBDA em julho, durante o Pan do Rio. (Com Agências)



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;