Esportes Titulo
Diretoria de Esportes e Turismo define datas dos Jogos Escolares
Das Agências
29/03/2006 | 20:34
Compartilhar notícia


A DETUR (Diretoria de Esportes e Turismo) da Prefeitura de São Caetano definiu nesta terça-feira, em reunião com os coordenadores de Educação Física de 42 escolas, as datas da 23.ª edição dos Jogos Escolares de São Caetano. A primeira fase, que reunirá esportes coletivos com mais de quatro times concorrentes, acontece de 6 a 14 de junho. Já a fase final, com esportes individuais, finais dos coletivos e provas culturais, será disputada de 17 a 27 de outubro.

"Os Jogos Escolares movimentam toda a coletividade esportiva da cidade. Além disso, é uma avaliação do próprio PEC (Programa Esportivo Comunitário), porque muitos atletas das escolinhas disputam as competições", afirmou Mauro Chekin, diretor da DETUR. Ele comemorou a participação expressiva de representantes de escolas públicas e particulares do município.

Uma inovação em relação aos últimos torneios é a volta das finais nos esportes coletivos. A intenção da DETUR e dos professores é aumentar o interesse na disputa, limitando o número de jogos que não acontecem por falta de atletas - muitas vezes, uma equipe matematicamente sem chances de disputar o título abandonava os Jogos Escolares, prejudicando as outras escolas.

Outras duas medidas foram tomadas para evitar a falta de atletas: o fim das substituições obrigatórias (por exemplo, uma equipe de basquete pode começar a partida com apenas cinco jogadores) e a exclusão de algumas modalidades esportivas com pouca procura pelos estudantes, como tênis, capoeira e lançamento do dardo.

As provas de natação serão disputadas no dia 17 de outubro, mas a abertura oficial do evento acontece no dia seguinte, com a eleição da Miss e do Míster Jogos Escolares. Para o encerramento, entre as propostas em discussão está a realização de partidas entre os melhores atletas do torneio.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;