Setecidades Titulo Regional
Consórcio reabre chamamento para ações de logística reversa
Da Redação
Do Diário do Grande ABC
02/12/2023 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O Consórcio Intermunicipal Grande ABC reabriu chamamento público para seleção de empresas e instituições interessadas em celebrar termo de cooperação para ações regionais de logística reversa. O objetivo da iniciativa é a seleção de propostas para desenvolver programas, projetos e ações. de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) e demais legislações pertinentes, sem ônus financeiro ao Consórcio ABC e aos municípios consorciados.

Por meio da cooperação será possível fomentar, fortalecer e ampliar os programas, projetos e ou ações de logística reversa nos municípios do Grande ABC. A iniciativa também busca a sustentabilidade por meio da responsabilidade compartilhada e compromissos econômico-financeiros assumidos pelo setor privado, com a ampliação da reciclagem desses resíduos bem como a destinação ambientalmente correta.

O coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Resíduos Sólidos do Consórcio ABC, André Luiz, ressaltou que a iniciativa é um exemplo do papel da entidade regional para cobrança, colaboração e corresponsabilidade em políticas públicas de logística reversa. “A reabertura do edital é mais uma ação do Consorcio ABC alinhada às novas discussões estaduais e nacionais sobre logística reversa. Além de reafirmar o posicionamento da região neste segmento, a iniciativa atende à expectativa de empresas e acordos setoriais”, explicou.

O credenciamento está aberto até 20 de abril de 2025, por meio do Portal de Licitações do Consórcio ABC (https://consorcioabc.sp.gov.br/licitacoes). As propostas serão avaliadas trimestralmente pelo GT Resíduos Sólidos.

Em 2022, por meio do chamamento anterior, foi realizada a campanha “Seu Reciclável Vale um Iphone”, que recuperou 1,3 milhões de embalagens longa vida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;