Setecidades Titulo Até fim do mês
Mauá amplia programa Troca Verde, que chega ao Jd.Éden

Iniciativa troca de resíduos por kit de alimentos ou ração para pets

Da Redação
Do Diário do Grande ABC
17/11/2023 | 07:00
Compartilhar notícia
Evandro Oliveira/PMM


A Prefeitura de Mauá e o Fundo Social de Solidariedade realiza até o fim do mês a expansão do Troca Verde, iniciativa que tem o objetivo de reforçar a conscientização da população e desestimular o descarte irregular de resíduos. Um novo ponto para efetuar a troca está sendo criado no Jardim Éden.

Na terça-feira, a equipe de educação ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente, percorreu a região orientando sobre a coleta porta a porta de lixo, reforçando a importância de manter o bairro limpo e cadastrando interessados em participar do Troca Verde, quando 3 kg de recicláveis entregues pelos moradores, nas datas estipuladas, podem render um kit de alimentos ou ração para cães e gatos. 

Além do Jardim Éden, já iniciaram os estudos para a chegada do Troca Verde ao Jardim Canadá. No último sábado, uma palestra foi realizada na Escola Estadual Professora Maria Expedita Silva, para apresentar o programa e reforçar a importância da destinação correta de resíduos.

Os itens arrecadados no Troca Verde são encaminhados à Coopercata (Cooperativa de Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável de Mauá), o que ajuda a gerar emprego e renda a esses trabalhadores, além de prevenir o descarte irregular. 

A Prefeitura de Mauá destina ao aterro sanitário, em média, 89 mil toneladas de resíduos por ano – 30% desse total poderiam ser reciclados, ajudando também a prolongar a vida útil do espaço de destinação do lixo orgânico.

Nos primeiros quatro meses de atuação na primeira região, a divisa dos jardins Ipê e Oratório, o programa gerou bons resultados. Cerca de 60 famílias foram beneficiadas, com mais de meia tonelada de alimentos entregues, além do recolhimento de 360 kg de recicláveis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;