Economia Titulo
BNDES pode estender cartão de crédito a pessoas físicas
Da Agência Brasil
30/06/2005 | 19:42
Compartilhar notícia


O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) está estudando a possibilidade de lançar, até o final deste ano, a versão pessoa física do cartão de crédito BNDES para compras de máquinas e equipamentos pela Internet. Segundo o diretor de Inclusão Social e Operações Indiretas do banco, Maurício Borges Lemos, todo cuidado está sendo observado pela instituição para que o mercado não receba a medida como um incentivo à informalização.

Maurício Lemos disse que a idéia é que o projeto seja direcionado às pessoas físicas do segmento dos profissionais liberais, como médicos e dentistas. "Nós estamos fazendo uma lista a mais abrangente possível, onde seria aplicável a coisa". Para ele, a ampliação do cartão pessoa física além dos profissionais liberais poderia ser problemática.

A intenção "é aumentar a clientela do cartão", cuja modalidade para micro, pequenas e médias empresas totaliza atualmente cerca de 32 mil unidades emitidas, disse Lemos. O chefe do Departamento de Operações pela Internet do BNDES, Milton Dias, revelou que as transações acumuladas com o Cartão BNDES somam quase 3 mil, apresentando 1,2 mil fornecedores inscritos e 14,5 mil produtos disponíveis para comercialização.

As maiores operações são para aquisição de computadores, equipamentos para automação comercial e postos de gasolina, além de veículos para transporte leve. Milton Dias ressaltou que 98% dos cartões estão nas mãos de micro e pequenas empresas, "ou seja, o pessoal está investindo em modernização".

Dias destacou também que amanhã (1º) entra em vigor uma nova opção para financiamento das compras pelo Cartão BNDES, que é o pagamento em 36 meses, que se somará às alternativas hoje existentes de 12, 18 e 24 meses. O banco vai incluir também no Portal os distribuidores autorizados, além da venda direta feita pelos fornecedores, visando ampliar de modo significativo os pontos de venda. "Isso vai estimular bastante o uso do cartão", avaliou.

O BNDES estuda a possibilidade de estender ao cartão pessoa física as condições existentes para as pessoas jurídicas, entre as quais prestações fixas e iguais, crédito rotativo pré-aprovado e taxa de juros atrativa para o mercado, hoje de 1,42% ao mês. O limite do crédito do cartão BNDES é de até R$ 100 mil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;