Política Titulo Novos equipamentos
Mauá ganhará dois CEUs da Cultura, diz Patrícia Gama

Secretária de Cultura anuncia chegada dos equipamentos dentro do novo PAC federal

Raphael Rocha
25/10/2023 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Secretária de Cultura de Mauá, Patrícia Gama (PSB) afirmou que a cidade está perto de ser contemplada com dois projetos no novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Cultural, com a construção de dois espaços públicos de cultura na periferia da cidade. Um deles, inclusive, já tem bairro definido: o Jardim Kennedy, localizado entre o Jardim Itapark e o Jardim Bom Recanto.

Em visita ao Diário, Patrícia comentou que a União já deu sinal verde para que os projetos sejam protocolados no edital do PAC Cultural e que o prefeito Marcelo Oliveira (PT) a designou para dar andamento às tratativas para construção de dois CEUs da Cultura – conceito adotado pela prefeitura de São Paulo na gestão de Marta Suplicy, mas remodelado apenas para a área cultural.

“Mauá tem uma carência de equipamentos públicos de cultura na periferia. Até mesmo o nosso Teatro Municipal muitas vezes é utilizado para questões administrativas. A chegada desses CEUs da Cultura tem como objetivo rever essa lógica e levar a cultura aos bairros mais afastados da cidade”, disse Patrícia.

Ainda não há projeção de investimentos para a construção desses dois equipamentos. O governo federal vai aportar, em todo o PAC da Cultura, R$ 640 milhões. Segundo a União, o CEU da Cultura O CEU irá disponibilizar serviços de arte, cultura, esportes e cidadania em áreas vulneráveis. Trata-se de equipamento de uso público e de caráter comunitário.

“Estamos muito entusiasmados com esse recurso, até porque, esse do Jardim Kennedy, já identificamos o local, que ficará ao lado de um equipamento de esportes e, assim, conseguiremos adotar uma linha de gestão pública que concordo muito: a da transversalidade. É poder unir forças para o cidadão que mais precisa”, discorreu a secretária.

O CEU da Cultura do Jardim Kennedy terá 400 metros quadrados de área construída – segundo Patrícia, uma estrutura mais compacta porque, no futuro, o custeio ficará sob responsabilidade da Prefeitura. “Sabemos que temos de construir algo que caiba no orçamento. De nada adianta a gente encaminhar um projeto para construir um super equipamento e a Prefeitura não conseguir custeá-lo depois.”

Ex-deputada estadual e ex-secretária dos Direitos Humanos da Capital, Patrícia Gama foi nomeada secretária de Cultura de Mauá em agosto. Ela disse já ter feito um diagnóstico do setor e adotado plano para revitalização dos espaços culturais da cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;