Diarinho Titulo Diarinho
Sapatos que levam ao mundo da alegria

Palhaços buscam em sapataria de Santo André calçados ideais para compor suas fantasias

Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
22/10/2023 | 11:23
Compartilhar notícia
Edson assumiu o posto do pai e segue fabricando sapatos para palhaços (FOTO: Celso Luiz/DGABC)


Talvez você nem tenha se dado conta, mas cada ocasião pede um calçado diferente. O tênis para ir a escola, a chuteira para o futebol, a sapatilha para o balé e o chinelo para as horas de lazer. Os sapatos fazem parte da vestimenta dos seres humanos desde o ano 5.000 antes de Cristo. Eram sandálias de couro usadas apenas pelos nobres. E para cuidar dos sapatos, surgiram os sapateiros, profissionais que resistem ao tempo, ao desenvolvimento da indústria e que até os dias atuais usam seu talento para consertar ou mesmo fazer sapatos.

O personagem desta reportagem é Edson Ferreira Campos, que seguiu os passos do pai e, desde 2002, faz sapatos de palhaço. Aqueles grandes, coloridos e que se juntam aos rostos pintados, fantasias e chapéus, para ajudar os artistas a arrancarem risos de adultos e, principalmente, das crianças.

Tudo começou em 1973, quando José, o pai de Edson, comprou a sapataria em que trabalhava no Jardim Bom Pastor, em Santo André. como o bairro sempre teve vocação circense – até hoje tem uma escola de circo –, não demorou para que aparece a primeira encomenda de um sapato de palhaço. Seu José aceitou. Desenvolveu a fôrma necessária para a construção do calçado e, desde então, não parou mais.

Ao longo do tempo foi construindo uma clientela diferenciada, com nomes como Atchim e Espirro, Bozo, Vovó Mafalda e Patati Patatá, dentre outros.

Em 2002, quando o pai faleceu, Edson largou a faculdade de engenharia e começou a tocar o negócio.

Criações suas ajudam animar crianças e adultos em atividades circenses e até mesmo no cinema e teatro. O ator Selton Mello usou um sapato feito por ele no filme O Palhaço, que estreou em 2011. Claudia Raia, também usou um calçado feito por Edson em Chaplin, o Musical. Um sapato de palhaço leva cerca de dois dias para ficar pronto. Tudo depende do estilo e dos materiais usados na criação. Uma particularidade do serviço, é que em outubro, por conta do Dia das Crianças, é o mês do ano em que Edson mais trabalha por conta das festas infantis. 

HISTÓRIA

O Dia do Sapateiro (25 de outubro) começou a ser comemorado no ano 280, na França. Dois irmãos – Crispim e Crispiano – passavam o dia pregando a palavra de Deus e a noite fazendo sapatos para sobreviver até serem degolados por ordem do imperador Diocleciano. São Crispim e São Crispiano são os dois padroeiros dos sapateiros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;