Cena Política Titulo Cena Política
O RH do governo Orlando Morando
Da Redação
18/10/2023 | 07:00
Compartilhar notícia
Gilmar/DGABC


A sessão de hoje na Câmara de São Bernardo será a primeira depois de a casa confirmar a tese do vereador Paulo Chuchu (PRTB), de que o Legislativo se comporta como mero recursos humanos do governo do prefeito Orlando Morando (PSDB). Na semana passada, Morando encaminhou às pressas e empurrou goela abaixo da bancada governista o projeto de lei que autoriza a venda de 23 áreas públicas da cidade - entre elas a sede da Secretaria de Finanças e a SBCPrev, ambas no Jardim do Mar, área valorizada do município. Ao longo da semana, sobraram piadas e memes nas redes sociais com relação à postura dos vereadores morandistas. Uma delas mostra vereadores da base “agradecendo” a Morando pela realização do eclipse solar, visto no Brasil há três dias. Apesar de serem alvos de piadas, os parlamentares seguem fazendo as vontades de Morando - e sem reclamar publicamente.

Encontro

O deputado federal Alex Manente (Cidadania), de São Bernardo, se reuniu ontem com o deputado federal e presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira. “Construção de soluções se dá sempre a partir do diálogo. Foi mais um dia de muita conversa. Boa conversa com deputado Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos e no exercício da presidência da Câmara dos Deputados.”

Embargos

O conselheiro Renato Martins Costa, do TCE (Tribunal de Contas do Estado), reconheceu algumas alegações da Câmara de Ribeirão Pires a respeito da rejeição das contas de 2021 do Legislativo, época em que o presidente era o atual prefeito da cidade, Guto Volpi (PL). Costa acatou pedido para retirar do relatório final o trecho de que houve inadequação do grau de escolaridade exigida para cargos em comissão. A rejeição das contas, porém, foi mantida.

Licença

O vereador Wiverson Santana (PL), de Mauá, pediu licença por 31 dias, com prejuízo dos vencimentos, para tratar de assuntos particulares. Sua cadeira será ocupada por Denis Caporal, primeiro suplente do PL da cidade - recebeu 1.529 votos em 2020. Caporal exerceu funções comissionadas na gestão do ex-prefeito e hoje deputado estadual Atila Jacomussi (SD).

Comissão

O prefeito de São Caetano instituiu comissão para o levantamento, apuração e revisão de nomeações para o exercício de funções de confiança, cargos em comissão e concessões de gratificações a servidores. Fazem parte dessa comissão Jefferson Cirne da Costa, secretário de Governo (será o coordenador dos trabalhos), Fábio Mesquita Paz, do Gabinete do Prefeito, Ana Maria Giorni Caffaro, procuradora-geral do município, Rosiane de Andrade Vaitkevicius, diretora da Secretaria Municipal de Planejamento, Angelica Rebequi da Motta Santos, da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos, e Estela Cristina Bonjardim, da Controladoria Geral do Município.

Motorista ou deputado?

O deputado estadual Thiago Auricchio (PL), com domicílio eleitoral em São Caetano, foi às redes sociais para celebrar a adoção da tarifa zero na gestão do pai, o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB), para o transporte público. A foto, porém, gerou comentários jocosos no meio político. Isso porque a fotografia é com o parlamentar dirigindo um coletivo, como se fosse um motorista de ônibus. O comentário principal foi sobre dirigir ônibus é preciso ter carteira especial e estar em dia. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;