Diarinho Titulo Clássico repaginado
Um novo jeito de contar a história

No palco, dupla de atores dá vida a todos os personagens do clássico Cinderela

Nilton Valentim
08/10/2023 | 07:00
Compartilhar notícia
João Caldas/Divulgação


Cinderela é uma uma história clássica, que tem como personagens uma princesa, um príncipe, uma madrasta má, uma fada e duas irmãs invejosas, sem contar os dois ratinhos que se transformam em cavalos para puxar a carruagem de cristal. Na peça que entra em cartaz no próximo sábado, às 16h, todos eles estarão em cena no Teatro UOL, na Capital, a diferença é que apenas um par de atores dá vida ao grupo.

Ian Soffredini e Michelle Zampieri, em ritmo dinâmico, entram e saem do palco, como uma bela e delicada moça, como um rei bonachão, como frágeis ratinhos, como megeras, como príncipe, como fada, e assim por diante. A agilidade da dupla provoca surpresa e encanta o público.

Para compor seus personagens, os atores se valem de mudanças de voz e uma refinada linguagem corporal, resultado de um profundo estudo e preparo técnico. “A ênfase na composição dos atores para cada personagem e sua preparação técnica é a chave do espetáculo. Ter apenas dois atores em cena é dinâmico. Isso desperta a curiosidade das crianças”, acredita o diretor Isser Korik.

As mudanças rápidas de papéis e a habilidade dos atores na composição dos personagens surpreendem o público jovem e adulto. As crianças acompanham as transformações dos atores e são justamente fisgadas e encantadas por elas. A partir da segunda cena, no entanto, ninguém mais lembra que o elenco é formado por apenas duas pessoas, ao assistirem Michele e Ian se multiplicando no palco. O ágil vaivém de muitos personagens exige dos atores um vasto repertório de vozes, linguagens corporais, jeitos e trejeitos que dão a graça e o diferencial de cada figura em cena. A precisão na troca dos figurinos é fundamental para imprimir com qualidade a velocidade exigida pelo encenador na montagem.

Michele explica que é preciso “habilidade e cuidado na hora de encarnar e desencarnar papéis para não confundir o espectador”. Ian acrescenta que essa mudança significa “uma troca energética, e não apenas uma mudança no figurino”. 

O Teatro UOL fica no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo. Os ingressos custam R$ 70 (R$ 35, meia).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;