Diarinho Titulo Teatro
Ensaio para o futuro

O Diarinho foi conferir a aula de uma criançada que, desde cedo, tem paixão pelo teatro

Gabriel Rosalin
Especial para o Diário
17/09/2023 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


 É no teatro que surgem os grandes atores e atrizes. No palco, os artistas se sentem à vontade para interpretar personagens que são capazes de divertir e, ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas possam refletir sobre a vida.

Uma lei de 2017 tornou 19 de setembro o Dia Nacional do Teatro. A data foi instituída para homenagear uma das representações artísticas mais antigas e mais importantes do mundo.

Historicamente, as primeiras formas de teatro surgiram no Oriente e eram ligadas a rituais religiosos. Como forma de arte, o teatro apareceu na Grécia Antiga.

No Brasil, o teatro nasceu no século 16, como forma de espalhar a crença religiosa. E, com a vinda da família real para o País, em 1808, tornou-se uma forma de entretenimento, inicialmente com artistas estrangeiros que se apresentavam para a nobreza e, no século 19, começaram a surgir os grupos teatrais brasileiros.

O Diarinho acompanhou a aula de uma turminha que estuda na ENT (Escola Nacional de Teatro), em Santo André. E a criançada abriu o coração para revelar a paixão pelas artes cênicas. 

Cecília Garcia, 8 anos, contou que a peça teatral é o que ela mais gosta de realizar na escola. Suas colegas Isadora Campos e Letícia Ramos compartilham o mesmo desejo de serem atrizes. Lorenzo Freza relata que entrou nas aulas de teatro, porque adora assistir filmes. “Gosto de criar as cenas”, conta.

Marília Ferreira, 7, conta que fez uma aula e não quis mais sair. A caçula da turma, Manuela Candido, 5, conta que gosta muito de andar pelo espaço do teatro. Esse é um dos exercícios realizados pela escola para desenvolver a atenção dos artistas mirins. “Traz mais concentração para nós”, conta a pequena Manuela.

Ao serem perguntados se o teatro tinha ajudado na luta contra a timidez, surgiu uma resposta com uma única palavra entoada por todos os alunos. “sim!”, responderam em coro.

Luiza Ribeiro,7, aprofundou um pouco mais a resposta. “Quero muito ser atriz. Eu gosto bastante de estar no palco. Antes eu tinha medo de falar com os colegas”, comentou.

Professora e diretora pedagógica da ENT, Andréa Weber, conta que o primeiro foco da escola é promover o desenvolvimento social das crianças. “O teatro ajuda na socialização dos pequenos. Auxilia na criatividade, na relação com o outro e também trabalha para tirar a timidez”.

Durante suas três décadas de atividade, a ENT tornou-se um espaço de grande importância para a cultura nacional e do Grande ABC. A escola possui em sua lista de alunos nomes de destaque da dramaturgia, como Alanis Guillen, a Juma de Pantanal, e os atores Samuel Assis, da novela Vai Fé, e Sérgio Guizé (Mar do Sertão) são alguns exemplos de artistas que começaram sua trajetória nesse espaço cultural. 

Andréa aponta o teatro como a a base para a formação de atores e atrizes. “É o berço do artista e da interpretação. Reflete nossos problemas e nossas esperanças. Mostra todo o potencial do artista”, afirmou. 

O Grande ABC possui teatros em quase todas as cidades. Além disso, o Sesc sempre tem peças infantis em cartaz. Aproveite!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;