Social Titulo Raízes
Ribeirão Pires participa do Seminário Povos Tradicionais de Matriz Africana

Encontro organizado pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC abordou as tradições dos povos negros

Coluna Social
10/09/2023 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Honrando a ancestralidade, Ribeirão Pires participou do Seminário Povos Tradicionais de Matriz Africana, organizado pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Por meio de palestras, o encontro levantou questões e conceitos culturais dos povos negros, considerando questões como ancestralidade, religião, tradições, saúde, educação e segurança alimentar.

“A capoeira, luta criada pelos negros escravizados como forma de defesa, hoje vem para a sociedade com o conceito de esporte, cultura, educação e inclusão, colocando todos na mesma roda, em forma de igualdade com disciplina e respeito”, comentou João Moreira, conhecido como Mestre Pelé, coordenador do Grupo de Trabalho Igualdade Racial da entidade e representante da Estância.

A atividade teve como palestrantes Íyálorisà Adriana t’Omolú, coordenadora nacional e estadual do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana (Fonsanpotma), e Odecidãrewa – Mãe Zana Oliveira, articuladora política estadual dos Povos de Matriz Africana de São Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;