Cultura & Lazer Titulo
Canções que dizem mais
Sara Saar
Especial para o Diário
19/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Em comemoração aos 30 anos da anistia política no Brasil, o cantor Ernesto Guevara protagoniza espetáculo que homenageia vítimas da ditadura militar (1964-1985): exilados e presos políticos. O Teatro Clara Nunes, em Diadema, recebe hoje, às 20h, o show "Canções da Resistência - Elas Dizem Mais". A entrada é franca.

No palco, Guevara reúne banda formada por Renato Zanuto (piano), Edu Guarinon (percussão) e Sonny Menna (saxofone e flauta).

No repertório, composições que embalaram festivais e passeatas. "São músicas que foram feitas com duplo sentido até para escapar da censura. Elas vão além do que muitos entendem", afirma.

Entre as canções estão "Roda Viva" (Chico Buarque), "Sangrando" (Gonzaguinha) e "Cálice" (Chico Buarque). A ideia é explicar o contexto de cada letra.

"A música 'Debaixo dos Caracóis' (Roberto Carlos), por exemplo, faz homenagem a Caetano, que estava exilado em Londres", conta.

Filho de guerrilheiro, o cantor aponta que a anistia política marcou a volta dos exilados e a libertação dos presos políticos, mas acredita que há muito por fazer. "Ainda precisamos passar a história a limpo. Os arquivos da ditadura não foram abertos. Tenho dois tios que constam na lista dos desaparecidos políticos."

O pai filiado ao PCB (Partido Comunista Brasileiro), Devanir de Carvalho, foi assassinado em 1971, durante tiroteio entre revolucionários e forças da repressão, conforme versão oficial. A morte obrigou a família a se exilar, passando por Chile, Argentina, Portugal e França.

Canções da Resistência - Elas Dizem Mais - Shows. Hoje, às 20h. No Teatro Clara Nunes - Rua Graciosa, 300, Diadema. Tel.: 4056-3366. Entrada franca.

(Supervisão Melina Dias)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;