Social Titulo Advocacia
De São Bernardo, presidente de instituto previdenciário promove congresso nacional

Presidente do IAPE, Priscilla Simonato, recebe flores em homenagem concebida pelos integrantes durante encontro que marcou 20 anos de história da entidade

Coluna Social
27/08/2023 | 07:00
Compartilhar notícia
Dado Vieira/Divulgação


Mês dos profissionais que se dedicam à proteção da lei também foi agitado para o Instituto dos Advogados Previdenciários (IAPE). De São Bernardo, a presidente Priscilla Simonato organizou o 17º Congresso Nacional de Direito Previdenciário, realizado no Novotel Jaraguá, em São Paulo. A noite marcou os 20 anos de história da organização e reuniu grandes nomes da área, que dividiram conhecimentos para destacar o aprimoramento de habilidades. Cerca de 300 pessoas participaram da atividade.
Dentre as novidades do mundo contemporâneo, o impacto da tecnologia provocou mudanças nos escritórios. “O advogado precisou se reinventar. Porém, a tecnologia não substitui nosso trabalho. A advocacia, principalmente a previdenciária, passou a ser mais artesanal. É importante que cada processo seja visto de forma única. Somente assim será possível ter uma atuação com excelência”, comenta Simonato.
Há 4 anos liderando a entidade pioneira em demonstrar a necessidade do direito previdenciário, Priscilla investiu na promoção de palestras, simpósios e cursos de capacitação por todo país. Somado a isso, desenvolveu a ampla movimentação no legislativo, contribuindo para a elaboração e alteração das leis. “Sempre em busca de amparar a sociedade, passamos a atuar perante os tribunais superiores, em ações de relevância para a sociedade, levando o nosso conhecimento acadêmico para assegurar as decisões judiciais”, explica.
Sem contar, a atenção para os doutores refinarem seus conhecimentos sobre as atuais Reformas Previdenciárias, que trouxeram inúmeros ajustes nas concessões de benefícios para a aposentadoria. “É importante estar atento às modificações legislativas, sem esquecer o passado e o futuro”, analisa.

Cenário feminino

A representante recebeu uma linda homenagem durante o encontro na Capital e aproveitou a oportunidade para enfatizar o cenário de crescimento da representatividade feminina nos poderes do direito. “As chapas de diretoria para as eleições da OAB devem ser compostas 50% por mulheres. Na advocacia previdenciária, as mulheres são maioria na atuação profissional. A diretoria do IAPE reflete essa representatividade”. É importante para as novas gerações terem ciências das lutas que já foram travadas e devem ser fortalecidas por elas. Simonato abordou também a questão da docência na Faculdade de Direito de São Bernardo, onde diretamente está em contato com alunas e alunos, que sabem que poderão fazer toda a diferença para este cenário. “Vemos que os estudantes estão mais conscientes sobre a igualdade de gênero e, com certeza, isso será relevante para todos os departamentos de uma sociedade.

De olho no futuro

Direcionando esforços para o futuro, a doutora já encaminha novos projetos. Ao lado de Geisla, irmã e sócia do escritório Simonato Advogados, que tem base em São Bernardo, a criação de um núcleo de estudo previdenciário, com cursos de qualificação em todas as áreas do direito, em especial para o mercado da aposentadoria, já está em andamento. “Uma advocacia previdenciária fortalecida e capacitada é extremamente necessária para entregar ao cidadão o melhor retorno. Vou continuar com o foco na docência e advocacia, e, ainda que não esteja mais à frente do IAPE como presidente, após o término da minha gestão no final do ano, não vou deixar de contribuir. Está no meu DNA gestão de pessoas e integrar esse time é sempre maravilhoso”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;