Política Titulo São Caetano
Regina Maura assumirá o PSDB e afasta rumor sobre êxodo auricchista

Secretária de Saúde e braço-direito do prefeito de S.Caetano deve ser candidata única a comandar a legenda e fortalece tucanato local

Raphael Rocha
19/08/2023 | 07:00
Compartilhar notícia
DGABC


Atual secretária de Saúde de São Caetano, Regina Maura Zetone assumirá o comando do PSDB da cidade a partir da semana que vem, em um movimento que afasta a especulação de que o grupo do prefeito José Auricchio Júnior irá abandonar o tucanato. Auricchio é o atual presidente da legenda.


Regina é o braço direito de Auricchio desde a primeira passagem do tucano à frente do Palácio da Cerâmica. Tanto que, em 2012, ela foi escolhida pelo chefe do Executivo para concorrer à sucessão – acabou superada por Paulo Pinheiro (hoje União Brasil).

A médica é filiada ao PSDB desde 2015 (antes estava no PTB) e chegou à legenda juntamente com Auricchio um ano antes da eleição de 2016 – pleito em que Auricchio impediu a reeleição de Pinheiro e retomou o controle da Prefeitura.

Nos últimos meses, se intensificou a especulação de que Auricchio e seu grupo poderiam deixar o tucanato. O prefeito fez movimentos que sinalizavam migração política, como a homenagem ao pai do secretário de Governo de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), e a manutenção do filho, o deputado estadual Thiago Auricchio, nas fileiras do PL.

Regina deve ser candidata única à presidência do PSDB, em chapa composta ainda pelo atual presidente da Fundação Pró-Memória, Charly Farid Cury (como vice), pelo secretário de Governo municipal, Jefferson Cirne da Costa (secretário), e pela diretora geral da Fundação das Artes, Ana Paula Demambro (tesoureira).

Regina Maura não retornou os contatos da equipe do Diário para comentar o assunto. Ela é um dos nomes cotados a disputar a Prefeitura no ano que vem – dentro do bloco governista, além dela, são considerados o vereador Tite Campanella (Cidadania), o reitor da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), Leandro Prearo (PSD), o vice-prefeito Carlos Humberto Seraphim (PL) e o presidente da Câmara, Pio Mielo (PSDB).

FORTALECIMENTO

O PSDB passou por processo de crescimento em São Caetano desde a chegada do grupo auricchista, em 2015. Tanto que, na eleição de 2016, o partido elegeu cinco vereadores – Eduardo Vidoski, Olyntho Voltarelli, Daniel Córdoba, Marcos Fontes e Ricardo Andrejuk.


Em 2020, a hegemonia continuou com cinco cadeiras, mas com reforço do Cidadania – curiosamente, os dois partidos se federaram e vão disputar a eleição sob uma única chapa. Três anos atrás, os vereadores eleitos pelo tucanato foram Pio Mielo, Beto Vidoski, Marcos Fontes, Fabio Soares e Daniel Córdoba.

O Cidadania, por sua vez, emplacou Marcel Munhoz, Tite Campanella e Professor Ródnei.
 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;