Setecidades Titulo Memória
Uma estrela que se vai. Pioneira da televisão brasileira. Crooner da Orquestra Fâmula... ...e titular do Clube Del Rey.

Janet da Glória Penachi (Bariri, 19-1-1931 – São Caetano, 14-8-2023)

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
21/08/2023 | 07:45
Compartilhar notícia


Foram três matérias aqui em Memória na década de 1990 que a cantora Janet recortou e conservava nas paredes de sua casa, uma delas – a primeira – com um rosário a abençoar as notícias que ela nos passou. Uma linda história de vida.

A jornalista Angélica Ferrasoli, nossa ex-colega de Redação, fotografou as matérias, de onde retiramos as informações que seguem:

Janet da Glória Penachi, cantora de São Caetano, faz parte da história da televisão brasileira.

De 1950 a 1955, que foram os primeiros cinco anos da pioneira TV Tupi, Janet integrou o coral da emissora e foi escolhida para formar o Trio Tupi, juntamente com as colegas Maria de Lourdes Pereira e Maria da Glória Pereira.

Com o Trio Tupi, Janet excursionou pelo Estado de São Paulo inteiro nas caravanas que reuniam nomes artísticos dos primeiros anos da década de 1950.

A CARREIRA

Janet veio menina para São Caetano, em 1938. O pai, Attilio João Penachi, fazia parte da Corporação Lírica Santa Cecília e da sua sucessora, a Corporação Musical São Caetano.

O marido, Lourenço de Camargo, formado professor de música pelo Conservatório Musical Villa Lobos, integrou, como pianista, grandes orquestras.

O filho, Ricardo Penachi de Camargo, também formado pelo Villa Lobos, destaca-se como produtor artístico.

E ela, Janet, trabalhou na seção de embalagens e depois no escritório da Chocolates Pan.

Estimulada pelas amigas cantoras Josefina Spagnuolo e Angela Pedutto, Janet matriculou-se na Escola de Canto de Irma Gambaro e Vasco Bianucci, em São Paulo. Curso intensivo, de seis anos, que a levou a ser profissional do canto e a fazer carreira.

Cantou na TV até 1955. Parou quando da morte da mãe, dona Rosália. Retornaria como cantora alguns anos depois, apresentando-se em São Caetano com a Orquestra Fâmula e no clube das Lojas Del Rey.

Tudo isso a própria Janet nos contou, folheando seu álbum de recordações e mantendo com esta página Memória um longo contato: ano após ano, nos enviava cartões de Boas Festas! Até que vem a notícia, passada pela Angélica.

A DESPEDIDA

Filha de Rosália Chevali Penachi e de Attílio João Penachi, viúva de Lourenço de Camargo, a eterna cantora Janet parte aos 92 anos. Foi sepultada no Cemitério São Caetano, em Vila Paula. Deixa o filho Ricardo, cultivador de sua história, e uma legião de amigos queridos.

Crédito da foto 1 – Reprodução: Angélica Ferrasoli

SAUDADES. Na primeira Memória, um terço: lembranças da cantora Janet, são-caetanense, pioneira da televisão brasileira

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 21 de agosto de 1993 – ano 36, edição 8471

MANCHETE – Mistério dos blecautes intriga Eletropaulo.

Empresa ainda não conseguiu esclarecer a queda diária de energia elétrica em Santo André; problema já causou prejuízos à Prefeitura.

RELIGIOSIDADE – A Igreja Nosso Senhor do Bonfim, no Parque das Nações, promovia a segunda edição da Festa das Nações.

Naquele ano (1993) o evento comemorava os 50 anos da chegada da imagem do santo, o mais popular da Bahia.

A imagem é uma réplica fiel à existente em Salvador e foi entregue àquela que, em 1943, era a comunidade mais carente da Arquidiocese de São Paulo.

Reportagem: Liliana Rossetti.

ESPORTE – São Bernardo e Sesi promoviam a I Corrida de Garçons da cidade, no bairro Assunção.

EM 21 DE AGOSTO DE...

1913 – Joanin Marson nasce em São Bernardo. Radicou-se no Batistini, tornando-se zelador da capela de Santo Antonio e deixando material escrito sobre a história do bairro.

1928 – Padre Carlo Porrini, vigário da Matriz de Santo André, envia ofício à Sociedade Italiana de Mutuo Socorro Savóia pedindo ajuda à campanha da igreja de Nossa Senhora do Carmo, a futura catedral.

1953 – Prefeito Lauro Gomes distribuía 250 uniformes aos escolares pobres do Grupo Escolar Maria Iracema Munhoz, em São Bernardo. Dos uniformes faziam parte sapatos “de ótima qualidade e acabamento” e 350 pulôveres.

Em sua visita a São Bernardo, em 20 de agosto, o governador Lucas Nogueira Garcêz prometia, como o fizera em 8 de abril em Santo André, criar a Comarca local.

Fonte: Folha do Povo, coleção do Centro de Memória de São Bernardo.

1973 – Tribunal Superior Eleitoral confirma a vitória de Geraldo Faria Rodrigues à Prefeitura de São Bernardo e rejeita recurso interposto pelo MDB.

HOJE

Dia Nacional da Habitação

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Hoje é o aniversário de Chapadão do Céu (GO), Nilópolis, Porciúncula e São João de Meriti (RJ) e Wagner (BA).

São Pio X

21 de agosto

Itália (1885-1914). Foi papa de 1903 até a sua morte, chamado de “O Papa Camponês”. Seu lema: “Tudo restaurar em Cristo”

Divulgação




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;