Internacional Titulo
Senadores democratas inclinados a votar resolução sobre Iraque
Da AFP
06/10/2002 | 14:36
Compartilhar notícia


A oposição democrata que controla o senado dos Estados Unidos parecia inclinada neste domingo a aprovar uma resolução autorizando o presidente George W. Bush a recorrer à força contra o Iraque, apesar dos protestos da ala esquerda do partido, oposta a qualquer ação unilateral.

Bush fundamentará sua posição em uma mensagem televisionada ao país segunda-feira à noite, antes da abertura do debate sobre a questão no congresso na terça-feira.

O líder da maioria democrata do senado, Thomas Daschle, estimou que a resolução esperada por Bush será aprovada por ampla maioria na câmara alta, se não esta semana, pelo menos "muito breve".

”Trata-se de uma primeira autorização para o uso da força, unilateral e preventiva, e queremos nos assegurar de que se faça corretamente", esclareceu o senador democrata. Segundo ele, a resolução pode ser aprovada por uma maioria de 75 votos contra 25.

Por sua vez, o senador Edward Kennedy, líder da ala esquerda do Partido Democrata, indicou que rejeitaria dar carta branca ao presidente para desencadear uma guerra.

"Não eu não apoiarei essa resolução", replicou Ted Kennedy, interrogado este domingo pela CBS, declarando-se firmemente contrário a qualquer ação unilateral contra Bagdá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;