Internacional Titulo
Gene responsável pelos orgãos do corpo humano é descoberto
Das Agências
19/08/2002 | 14:49
Compartilhar notícia


Pesquisadores da Universidade de Medicina de Genebra descobriram o gene responsável pela colocação do coração à esquerda e dos pulmões no meio do tórax no homem e no rato, indicou nesta segunda-feira um comunicado da instituição.

Esse gene, batizado DNAH11, é responsável pela correta colocação de cada um dos órgãos no corpo humano. Sua imperfeição pode fazer com que os órgãos fiquem dispostos de maneira aleatória e causar graves enfermidades, principalmente respiratórias, e também a infertilidade, explicou o Dr. Jean Louis Blouin, que dirige a unidade de pesquisa do centro.

"Essa má posição dos órgãos, conhecida com o nome de Síndrome de Kartagener, que tira seu nome do Dr. Manes Kartagener, que a descobriu em 1993, afeta uma em cada 20 mil pessoas", acrescentou.

Desde 1994, uma equipe internacional de pesquisadores da Universidade de Genebra trabalha com essa síndrome, conhecida também como Síndrome da Discinesia Ciliar Primária.

A equipe fez um acompanhamento de várias famílias afetadas por esse transtorno e reunidas em Genebra.

Os investigadores viram que a síndrome tinha sua origem em um movimento anormal ou inexistente dos cílios, os filamentos vibráteis que rodeiam a algumas células, que causava a posição anormal dos órgãos torácicos ou abdominais.

Esse movimento está vinculado ao gene concreto agora posto em evidência e sua proteína, que reduzida experimentalmente à metade, modifica os movimentos ciliares das células e, em conseqüência, a posição dos órgãos. O estudo acaba de ser publicado na edição de agosto da revista científica médica americana Proceedings of the National Academy of Sciences.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;