Setecidades Titulo Prorrogada
Diadema oferece vacina contra meningite para adolescentes

Jovens não vacinados poderão receber a imunização até 31 de dezembro

Da Redação
04/07/2023 | 08:42
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Diadema prorrogou o prazo para que adolescentes, entre 13 e 14 anos, que ainda não se vacinaram contra a meningite, compareçam aos postos de saúde para completar o esquema vacinal.

As doses estão disponíveis diariamente nas 20 UBS (Unidades Básicas de Saúde) até o final de dezembro deste ano. Antes, o prazo para vacinação terminaria em 30 de junho.

A coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Shirley Felix Cezario de Melo, lembra da importância do imunizante para prevenir a doença, que é contagiosa, e aproveita para fazer uma convocação para pais e responsáveis. 

“Essa é uma oportunidade para que esses adolescentes que não puderam tomar a vacina na idade indicada, fiquem em dia com seu esquema vacinal. O imunizante meningocócica ACWY protege contra uma doença grave e que pode levar até à morte. Reforçamos a convocação para que pais e responsáveis e toda a sociedade nos ajude a conscientizar esses jovens a aderirem ao nosso chamado”.

A profissional explica ainda que a vacina previne contra quatro tipos diferentes de bactérias causadoras da meningite e pode ser administrada simultaneamente com qualquer outra vacina do calendário básico de vacinação, pois não interfere na resposta de vacinas inativadas ou atenuadas.

A Secretaria Municipal de Saúde lembra que a vacina Meningocócica C (conjugada) segue sendo ofertada na rotina de crianças menores de um ano, sendo a primeira dose aos três meses e a segunda aos cinco meses. Aos 12 meses é feita a aplicação da dose de reforço. Também podem tomar a dose as crianças de até 10 anos que perderam a oportunidade de receber a dose indicada e os trabalhadores de saúde.

Já a vacina meningocócica ACWY (conjugada), dose única, está disponível na rede de saúde para adolescentes de 11 e 12 anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;