A notícia é ainda pior quando se leva em conta que o índice piorou neste levantamento, o último de três feitos pela CET em quatro cruzamentos da região central de São Paulo desde o início do ano. São eles: Rua Haddock Lobo com Luís Coelho; Rua Álvaro de Carvalho com João Adolfo e Alfredo Gagliotti; Rua Quintino Bocaiuva com Riachuelo e Rua Dona Maria Paula com Rua Francisca Miquelina.
A primeira pesquisa foi feita antes das campanhas educativas, que começaram em 11 de maio, e mostrou que 89,6% dos motoristas desrespeitavam os pedestres. O índice caiu um pouco após a chegada dos "mãozinhas" às ruas (86,1%) - orientadores que usam um cabo com o formato de uma mão na ponta, indicando que os motoristas devem parar para os pedestres.
Mas agora, às vésperas do início da fiscalização, o desrespeito aumentou. "É grande a quantidade de pessoas que já sabe que precisa dar a preferência ao pedestre. Mas enquanto não vier a fiscalização, a aplicação mais forte de multas, os motoristas não vão aderir. É mais ou menos o que aconteceu com o cinto de segurança e o rodízio", diz a superintendente de educação e segurança da CET, Nancy Schneider.
Fiscalização
Na primeira fase de fiscalizações, a CET vai começar a multar os motoristas que circulam pelo centro - entre os bairros do Brás, Bom Retiro, Pari, Luz, República e Bela Vista, entre outros - e na região da Avenida Paulista. A área foi a primeira a entrar na campanha educativa lançada em maio.
A fiscalização vai verificar três tipos de infrações: não dar a vez ao pedestre na faixa de segurança, não esperar as pessoas a pé terminarem a travessia da rua e não dar preferência ao pedestre quando o motorista vira em uma rua transversal. Os dois primeiros são infrações gravíssimas com multa de R$ 191,53 e perda de 7 pontos na carteira. O último é grave - multa de R$ 127,69 e perda de 5 pontos na CNH. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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