Nacional Titulo
Motorista ainda desrespeita pedestre em São Paulo
08/08/2011 | 08:20
Compartilhar notícia


As multas a motoristas que desrespeitam a faixa de pedestres começam hoje na região central de São Paulo. E, ao que tudo indica, os bloquinhos dos marronzinhos vão ficar cheios de anotações. Um levantamento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) mostra que 90,3% dos condutores dos veículos ainda ignoram as faixas, mesmo após três meses de campanha educativa da prefeitura.

A notícia é ainda pior quando se leva em conta que o índice piorou neste levantamento, o último de três feitos pela CET em quatro cruzamentos da região central de São Paulo desde o início do ano. São eles: Rua Haddock Lobo com Luís Coelho; Rua Álvaro de Carvalho com João Adolfo e Alfredo Gagliotti; Rua Quintino Bocaiuva com Riachuelo e Rua Dona Maria Paula com Rua Francisca Miquelina.

A primeira pesquisa foi feita antes das campanhas educativas, que começaram em 11 de maio, e mostrou que 89,6% dos motoristas desrespeitavam os pedestres. O índice caiu um pouco após a chegada dos "mãozinhas" às ruas (86,1%) - orientadores que usam um cabo com o formato de uma mão na ponta, indicando que os motoristas devem parar para os pedestres.

Mas agora, às vésperas do início da fiscalização, o desrespeito aumentou. "É grande a quantidade de pessoas que já sabe que precisa dar a preferência ao pedestre. Mas enquanto não vier a fiscalização, a aplicação mais forte de multas, os motoristas não vão aderir. É mais ou menos o que aconteceu com o cinto de segurança e o rodízio", diz a superintendente de educação e segurança da CET, Nancy Schneider.

Fiscalização

Na primeira fase de fiscalizações, a CET vai começar a multar os motoristas que circulam pelo centro - entre os bairros do Brás, Bom Retiro, Pari, Luz, República e Bela Vista, entre outros - e na região da Avenida Paulista. A área foi a primeira a entrar na campanha educativa lançada em maio.

A fiscalização vai verificar três tipos de infrações: não dar a vez ao pedestre na faixa de segurança, não esperar as pessoas a pé terminarem a travessia da rua e não dar preferência ao pedestre quando o motorista vira em uma rua transversal. Os dois primeiros são infrações gravíssimas com multa de R$ 191,53 e perda de 7 pontos na carteira. O último é grave - multa de R$ 127,69 e perda de 5 pontos na CNH. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;