Setecidades Titulo Memória
Os portões falam em Santo André. E as janelas na França. 105 casas serão decoradas. E filmes rodados.

A iniciativa é da Casa de Cultura Cuiabá 153, criada e dirigida pela artista plástica e produtora cultural Sueli de Moraes, a Suca

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
15/06/2023 | 07:30
Compartilhar notícia


Em entrevista ao DGABC-TV, Sueli conta as novidades da 5ª edição dos “Portões que Falam”, cuja viga-mestra é a sua casa, na Rua Cuiabá, 153, em Santo André.

“Portões que falam” está coligado ao francês “Fenêtres Qui Parlent”. As duas realizações dão visibilidade ao artista e oferecem oportunidade criativa de participação numa grande ação cultural com habitantes e visitantes.

O tema desta 5º edição será “Fome”, numa sequência, de dois em dois anos, só interrompida pela pandemia. Temas já focalizados: “Máscaras e Manchas” (2014), “Indígenas” (2016), “A Inteligência Artificial” (2018) e “Infância” (2020).

Das 13 casas de 2014, serão 104 em 2024. “Eu quero que o seu portão fale e que, de alguma forma, reverbere nas pessoas”, declara Sueli, toda empolgada, na gravação do DGABC-TV.

A participação dos artistas é livre. O prazo de inscrições vai até 30 de junho. E a 5º edição se realizará nos dias 23 e 24 de março do ano que vem – a tempo de que todos possam idealizar os seus trabalhos.

CINEMA

Juntamente com a exposição de artes plásticas, será realizada a II Mostra Cuiabá 153 de cinema – a I Mostra foi em 2022. Os filmes terão a duração de um a dez minutos, com o mesmo tema dos quadros: “Fome”.

A ideia que nasce é que os filmes poderão ser exibidos no programa “Memória na TV”, do Diário.

NO AR

A íntegra da entrevista de Sueli de Moraes está no DGABC-TV com acesso pelo site do Diário (www.dgabc.com.br), “face” da “Memória” (endereço no cabeçalho da página) e Youtube.

Crédito da foto 1 – Edu Guimarães (especial para Memória)

EM FAMÍLIA. Suca de Moraes com a netinha Luna Vitória: os portões falam por meio dos artistas; os artistas, como sempre, tentando falar por meio da arte; colocam a arte nos portões e fica uma galeria aberta

 

Crédito das fotos 2 e 3 – Paula Papu (especial para o Projeto Portões que Falam)

DA GALERIA. A obra de Lourdes Sakotani e a casa da Suca, no 153 da Rua Cuiabá: um projeto que divulga artistas, congrega moradores, proporciona uma aproximação que serve de modelo para mais vilas e bairros

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 15 de junho de 1993 – ano 36, edição 8413

MANCHETE – Governo vai caçar sonegadores. Ministro Fernando Henrique (Fazenda) quer cadeia contra sonegação. 

PODER JUDICIÁRIO – Lentidão da Justiça congestiona Fóruns. Falta de informatização e burocracia atrasam julgamentos de homicidas em até 15 anos e abarrotam os Fóruns do Grande ABC.

MOVIMENTO SINDICAL – Sindicatos buscam agilidade no computador. Metalúrgicos têm plano de investir 160 mil dólares na interligação das subsedes. Químicos vão aplicar 71 mil dólares em informática.

Remigio Todeschini, dos Químicos, aparece em foto às voltas com o seu microcomputador.

Reportagem: Maria do Socorro Diogo, com fotos de Renato Rodrigues.

FUTEBOL – O Grêmio Mauaense e o EC São Bernardo terminaram a primeira fase da Segunda Divisão na liderança das suas séries.

Na última rodada dessa etapa, no domingo (13), o Esporte empatou sem gols com o União, em Suzano; e o Grêmio ganhou de 2 a 1 do Itaquaquecetuba.

EM 15 DE JUNHO DE...

1903 – Do correspondente em Ribeirão Pires: depois de prolongados sofrimentos, faleceu no dia 8 (de junho de 1903) a virtuosa esposa do nosso amigo Joaquim Martins Gaspar, agente do correio nesta localidade.

NOTA – A notícia não cita o nome da falecida.

Roma, 10. Reina mau tempo em todo o país. As montanhas que rodeiam Turim estão cobertas de neve. Na Bolonha desmoronaram duas casas.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Piquete. Elevado a vila (município) em 1891, quando se separa de Lorena com o nome de Vila Vieira do Piquete.

Também aniversariam: Arez (RN), Capinópolis (MG), Itajaí (SC), Monteirópolis (AL), São José dos Quatro Marcos (MT), Tefé (AM), Três Lagoas (MS), Valparaíso de Goiás (GO) e Witmarsum (SC).

Hoje é o aniversário do Estado do Acre.

HOJE

Dia Mundial da Violência contra o Idoso

Dia do Paleontólogo

São Vito

15 de junho

Natural da Sicília, Itália. Martirizado aos 15 anos, por fidelidade a Jesus Cristo, depois de sofrer tormentos cruéis em Roma, no ano 300. 

As festas de São Vito são tradicionais no bairro do Brás, em São Paulo.

Ilustração – Blog Arquidiocese de São Paulo




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;