Setecidades Titulo Inclusão
Santo André adere a programa para mulheres com deficiência

Projeto estadual, Todas in-Rede oferece cursos online e atividades presenciais, além de formação para profissionais da rede de proteção

Renan Soares
do Diário do Grande ABC
30/05/2023 | 08:37
Compartilhar notícia
Eduardo Merlino/PMSA

ouça este conteúdo

Em parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado, a Prefeitura de Santo André aderiu, ontem, ao programa Todas in-Rede. O projeto disponibiliza cursos online gratuitos, além de atividades presenciais, com temas que abrangem o empoderamento e a liderança feminina para mulheres com deficiência. Com a adesão, o Paço passa a receber e discutir novas ações para o público junto ao Estado.

Criado em 2020, o Todas in-Rede tem como objetivo incentivar a independência e a autonomia das mulheres com deficiência através da oferta de cursos gratuitos com temas sobre trabalho, renda, autonomia financeira, prevenção à violência, autoestima, liderança e direitos afetivos, sexuais e reprodutivos. O evento de adesão contou a presença do secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, e do prefeito do município, Paulo Serra (PSDB).

“Quando falamos de política pública para a pessoa com deficiência, aparece sempre as barreiras físicas, como rampa, acessibilidade e elevador. Claro que isso é importante, mas a questão deste tipo de programa vai muito além disso, é a inclusão real das pessoas na sociedade e no dia a dia, isso pode transformar a vida de muita gente”, afirmou o chefe do Executivo.

Com mais de 53,4 mil pessoas com deficiência, sendo 58% mulheres, Santo André é a 75ª cidade do Estado a aderir à iniciativa. Além de atender diretamente este público, o programa também contempla profissionais da rede de proteção do município com capacitação para o atendimento das mulheres com deficiência vítimas de violência.

Conforme explica o prefeito, a partir da assinatura de adesão, o Paço fará encaminhamentos às ações para as moradoras que se interessarem, além de realizar busca ativa para levar o Todas in-Rede ao conhecimento da população. Após análise futura da demanda, serão desenvolvidas ações e cursos presenciais no município.

O acesso aos serviços e realização de inscrições podem ser feitos por meio do site (www.todasinrede.sp.gov.br). Atualmente há vagas abertas, até 2 de junho, para o curso Liderança e Empoderamento feminino. Com 12 horas de aulas ao vivo, a formação disserta sobre direitos afetivos, autoestima e legislação. O endereço eletrônico conta ainda com diversas ferramentas de acessibilidade, conteúdos interativos, entrevistas, dicas e informações. 

O secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, destacou a importância do Todas in-Rede para combater a desigualdade de oportunidades. Já a coordenadora do programa, Caroline Reis, ressaltou o impacto do projeto para além da pessoa que o ultiliza.

“Este é um projeto de extrema importância para nós mulheres com deficiência, eu digo porque eu sou, e vivo na pele todos os dias as dificuldades e desafios que enfrentamos. Com certeza esse projeto vai oferecer e proporcionar para as mulheres com deficiência, e seus familiares, uma oportunidade de aprender e entender a importância delas serem independentes”, disse Caroline, que tem deficiência visual.

No Grande ABC, os municípios de São Bernardo e Rio Grande da Serra também disponibilizam o programa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;