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Sueli Osório
Do DIário do Grande ABC
10/08/2011 | 07:01
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No dia 11 de agosto de 1986, a Volkswagen do Brasil anunciava o fim da produção de um ícone, o Fusca. Na realidade, foi uma pausa, já que o modelo voltaria a ser produzido por aqui sete anos depois.

Idealizado a partir de um pedido de Hitler a Ferdinand Porsche, o modelo recebeu o nome Volkswagen, que significa carro do povo em alemão, e depois foi chamado de Volkswagen Sedan.

O primeiro projeto contava com motor dois cilindros, refrigerado a ar, que tinha baixo rendimento. Depois, foi criado o motor de quatro cilindros, opostos dois a dois, chamado de Boxer, também refrigerado a ar. Foi um projeto revolucionário, pois até então os carros eram feitos com motores refrigerados a água.

Lançado oficialmente em 1935 pelo então projetista Ferdinand Porsche, o Volkswagen podia ser comprado por quase todos, ao preço de 990 marcos. A partir daí as evoluções foram constantes.

Em 1936, já reformulado, o Volkswagen era equipado com duas pequenas janelas traseiras. Em 1937 existiam 30 outros modelos sendo testados na Alemanha. A partir de 1938 iniciou-se a construção, em Hanover, de uma fábrica onde o modelo seria construído na forma de fabricação em série.

BRASIL
No Brasil, o modelo foi importado da Alemanha entre 1950 e 1959 e recebeu o apelido de Fusca. Com mais de 3 milhões de unidades comercializadas no País, o Fusca foi produzido entre 1959 e 1996 na fábrica da Anchieta da Volkswagen, em São Bernardo.

A produção foi interrompida em 1986, retornando em 1993 a pedido do então presidente da República, Itamar Franco. O modelo continuou a ser produzido no México - onde já era montado desde a década de 1980 - até 2003, quando saiu sua última unidade, hoje exposta em um museu da cidade de Wolfsburg, na Alemanha.

Série Ouro encerrou trajetória

Ao voltar a ser produzido, em 1993, sem mudanças na carroceria nem no motor, o Fusca ganhou para-choques na cor do veículo, canalizador com uma única saída de escape no para-lamas esquerdo, estofamentos e volante novos e muitos outros detalhes de acabamento, inclusive opcionais.

As vendas foram animadoras, com produção de 40 mil unidades do modelo até julho de 1996.

Para comemorar a última série de fabricação, foram produzidas as últimas 1.500 unidades na versão Fusca Série Ouro, sendo que os nomes dos proprietários estão guardados em um livro de ouro da Volkswagen.

Um Fusca Série Ouro é facilmente identificado: tem estofamentos do Pointer GTI, desembaçador traseiro, faróis auxiliares, painel com fundo branco e vidros verdes.




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