Internacional Titulo
Vice-presidente do Sudão morre em acidente de helicóptero
Da AFP
01/08/2005 | 09:21
Compartilhar notícia


O corpo do primeiro vice-presidente do Sudão, John Garang, e de outras 13 pessoas que viajavam no helicóptero que caiu no final de semana, proveniente de Uganda, foram localizados ao sul do país.

A fonte afirmou que uma equipe da ONU (Organização das Nações Unidas) encontrou os destroços do aparelho em uma região isolada no sul do Sudão, perto das fronteiras com o Quênia e Uganda.

Em Cartum, violentos distúrbios explodiram nesta segunda-feira depois do anúncio da morte de Garang, líder do SPLM (Movimento Popular de Libertação do Sudão). Diversos pontos da capital sudanesa e seus arredores foram afetados pelos atos de violência.

O SPLM se comprometeu a "aplicar o acordo de paz" assinado em janeiro com o governo de Cartum para acabar com 21 anos de guerra. "O sul do Sudão e todo o Sudão perderam seu filho bem-amado", declarou o comandante adjunto do movimento, Salva Kiiri.

"Queremos dar seguranças a todo o mundo sobre o fato de que a direção do SPLM/A seguirá unida e se esforçará para aplicar lealmente o acordo de paz", acrescentou. A SPLA é o Exército Popular de Libertação do Sudão, o braço armado do SPLM.

O presidente do país, Omar Al-Beshir, afirmou que a morte de seu primeiro vice-presidente reforça sua determinação de prosseguir com o processo de paz com os antigos rebeldes.

"Afirmamos que o processo de paz continuará seu caminho até o final", afirma Al-Beshir em um comunicado oficial. "Sua morte apenas reforçará nossa determinação de prosseguir com o processo que ele havia iniciado com seus camaradas do Movimento Popular de Libertação do Sudão".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;