Esportes Titulo
Janeth: talento brasileiro no All-Star
Eduardo Merli
Do Diário do Grande ABC
15/07/2001 | 21:41
Compartilhar notícia


Desde que iniciou sua quinta temporada na WNBA, tudo tem dado certo para a ala Janeth. Com o talento pessoal somado às ausências de suas companheiras de time na edição 2000, Sheryl Swoopes (machucada) e Cintia Cooper (que seguiu carreira de técnica), a brasileira se transformou, ao lado da pivô norte-americana Tina Thompson, na principal jogadora do Houston Comets, atual tetracampeão da Liga. É a terceira cestinha da WNBA com 19,6 pontos e a que mais joga na equipe com média de 35 minutos por partida.

Com tanto sucesso, já não é exagero dizer hoje que se Hortência é a rainha do basquete no Brasil, Janeth tem tratamento de princesa nos Estados Unidos. Na terra do Tio Sam, se vai a um cinema ou restaurante, vários fãs param para pedir um autógrafo. “Alguns norte-americanos carregam a bandeira do Brasil nos jogos”, revela o novo ídolo tupiniquim na terra do basquete, que terá até brinquedo com seu nome. No dia 24, cinco mil bonecas da jogadora serão distribuídas na partida de seu time contra o Utah Starzz no Compaq Center, em Houston.

A última e maior jogada da brasileira nas quadras norte-americanas será realizada hoje. No Waterhouse Center, em Orlando, ela será uma das 12 titulares a disputar o All-Star Game (Jogo das Estrelas), um jogo promocional entre as seleções das Conferências Oeste e Leste da WNBA na qual estarão reunidas as melhores atletas do basquete feminino mundial

As seleções do Leste e Oeste foram escaladas por meio de pesquisa na Internet, nos sites www.wnba.com e sports.yahoo.com. A ala brasileira recebeu exatas 70.107 indicações e foi a segunda jogadora mais votada da Conferência Oeste. Na frente dela, ficou apenas Tina Thompson, que recebeu 93.901 votos. A seleção do Oeste terá ainda três jogadoras do Sacramento Monarchs, a pivô Yolanda Griffith, que recebeu 61.307, e Ruthie Bolton-Holifield, com 53.466 indicações e a ala Ticha Penicheiro, com 48.801 votos.

Do lado Leste estará a jogadora que foi a campeã de votos na pesquisa eletrônica, a jogadora do Washington Mystics, Chamique Holdsclaw, que obteve 105.006 indicações. Ao seu lado estarão Nikki McCray (57.280 votos), também do Washington Mystics; e três jogadoras do New York Liberty: Teresa Weatherspoon (75.349), Tari Phillips (63.149) e a atacante Vickie Johnson (45.769 votos).

Após um dos treinos do Houston Comets, Janeth conversou com o Diário por telefone. Na conversa, a jogadora falou sobre seu momento mágico na WNBA, o assédio dos fãs norte-americanos, e o fim de sua carreira após as Olimpíadas de Atenas.

Clique aqui para ler a entrevista completa




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;