Internacional Titulo
Cuba 'condena energicamente' a libertação de anticastrista
Da AFP
19/04/2007 | 17:33
Compartilhar notícia


O governo cubano condenou  nesta quinta-feira a libertação do anticastrista Luis Posada Carriles, acusado de promover um atentado na Venezuela contra um avião cubano, que deixou 73 mortos em 1976.
 
Carriles, que tem a extradição reclamada pela Venezuela pelo atentado, foi libertado hoje sob o pagamento de fiança de US$ 350 mil no Texas. Ele deverá ser julgado no próximo 11 de maio por fraude migratória e falso testemunho.

No dia 11 de abril, famílias das vítimas do atentado haviam se mobilizado para denunciar a concessão de liberdade condicional nos Estados Unidos a Carriles, considerado o "cérebro" da ação.

"Estamos realmente indignados", declarou em entrevista à imprensa Camilo Rojo, coordenador do comitê das famílias das vítimas do atentado. Todos os passageiros e a tripulação do avião da companhia cubana morreram na ação.

Entre as vítimas estavam a equipe cubana de esgrima, 11 guianenses e vários diplomatas norte-coreanos. A mobilização foi lançada por um artigo de Fidel Castro na imprensa oficial, anterior ao tradicional desfile do 1º de maio em Havana.

Em seguida, mais de 150 intelectuais de todo o mundo exigiram do governo dos Estados Unidos que o anticastrista Luis Posada Carriles seja julgado "por todos seus crimes", em um abaixo-assassinado on-line aberto a novas adesões, conforme texto publicado no jornal oficial cubano Granma.

O arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, o argentino Adolfo Pérez Esquivel, prêmio Nobel da Paz, e o ator americano Danny Glover são algumas das personalidades que assinaram o documento.

Cuba também o acusa de autoria intelectual de vários atentados com bombas contra hotéis cubanos em 1997, assim como preparativos para assassinar o presidente Fidel Castro.

Detido há dois anos nos Estados Unidos por entrada ilegal no país, Posada recebeu liberdade condicional há dez dias, apesar de as autoridades migratórias o manterem até então detido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;