Esportes Titulo
Brasil fica em 1º no Ibero-Americano de Atletismo
Do Diário do Grande ABC
21/05/2000 | 20:40
Compartilhar notícia


O Brasil conquistou 18 medalhas de ouro e ficou em primeiro lugar no 9º Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, que aconteceu neste fim de semana no Estádio Célio de Barros, Maracana, no Rio, valendo marcas classificatórias para as Olimpíadas. A competiçao reuniu 20 países da América Latina, Africa e países de língua portuguesa e espanhola na Europa. A Espanha ficou em segundo lugar, com sete medalhas de ouro, e Cuba, em terceiro, com cinco.

Na primeira etapa, sábado, o melhor resultado ficou com o velocista brasileiro Vicente Lenílson. Ele venceu os 100 metros rasos com o tempo de 10s28, ficando a apenas 8 centésimos de segundo do índice exigido para a Olimpíada de Sydney. Lenílson ganhou a prova com tranqüilidade. O cubano Luís Perez ficou com a segunda colocaçao, com o tempo de 10s41, seguido do chileno Sebástian Keitel, com 10s42. O outro brasileiro na prova, Raphael Raymundo de Oliveira (Vasco/Funilense/Sao Caetano), embora já tenha o índice olímpico, nao foi bem neste campeonato. Ele sentiu uma contusao no músculo da regiao lombar e nao completou a prova.

Neste domingo, conquistaram o melhor tempo no revezamento 4 x 4 rasos masculino os brasileiros Anderson Jorge de Oliveira, Sanderlei Claro Parrela, Luis Antonio Eloy e Valdinei Abilio da Silva, com 3m03s33. No feminino, Ana Paula Carvalho, Jupira Maurina da Graça, Maria Laura Almirao e Claudete Alves Pita ficaram em terceiro, atrás das colombianas e das portorriquenhas.

A brasileira Soraya Vieria Telles estabeleceu novo recorde de campeonato, com 10m49s52 nos 3.000 metros com obstáculos. Neste domingo, o Brasil ficou em segundo e terceiro lugares no salto triplo masculino, representados por Rodrigo Gonçalves Mendes e Antonio Lucindo da Costa, respectivamente. Nos 10.000 metros rasos feminino, Selma Cândida dos Reis ficou em terceiro, com 34m45s09.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;