Setecidades Titulo
Bancos de leite têm queda no estoque
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
29/12/2010 | 08:50
Compartilhar notícia
Caio Arruda/DGABC


Nesta época do ano, o estoque dos bancos de leite humano do Grande ABC diminui em até 40%. A situação mais preocupante é no HMU (Hospital Municipal Universitário), em São Bernardo. A unidade tem estoque de 120 litros, suficiente para duas semanas, e necessita de doações.

"Em média, são atendidas 70 crianças por mês. Nunca chegou a zerar o estoque, mas às vezes ficamos em situação crítica", diz a nutricionista do banco de leite Fabíola Bottechia Rinaldi.

Além do período de férias prejudicar o volume de doação, Fabíola acredita que falta divulgação e conscientização. "Muitas mães pensam que é complicado doar, mas é simples. Fazemos análise dos exames do pré-natal e, após a liberação da coleta, a mãe recebe em casa todo o material necessário para a coleta e toda semana vamos recolher."

No Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, o estoque é de 60%. "Desde outubro, temos 12 doadoras, sendo que o normal é 35. Temos três bebês na UTI Neonatal, mas normalmente são 12", afirma a responsável pelo banco de leite, Adriana Piva Lach. O hospital recebe doações de toda a região.

Segundo superintendente do Hospital da Mulher, Amauri Chincho, o estoque é de 83 litros. "Essa quantidade é suficiente para um mês e meio. Em média, são atendidas 142 crianças por mês."

Para doar, é preciso estar amamentando crianças de até seis meses, ter leite em excesso e realizado o pré-natal. No Mário Covas, a mãe deve ligar para o telefone 2829-5021. No Hospital da Mulher, o telefone é o 4478-5048. No HMU, o 4365-1480, ramal 203 e 196.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;