Memória Titulo Memória
O repórter que virou cartunista. Mestre Luís Trimano. O traço de Fernandes. Livros na Câmara de Santo André. Zezão escreve a história do Serrano
Ademir Medici
10/03/2023 | 07:00
Compartilhar notícia


Há 30 anos o Diário redescobria Cássio Loredano, um carioca que iniciou carreira aqui no jornal e seguiu os passos de artistas gráficos como Luís Trimano

“Cássio Loredano começou sua carreira no Diário, na década de 70. Curiosamente, todas suas atividades giravam em torno da máquina de escrever. O desenho se limitava ao bando de amigos caricaturistas”.

Cf. Vânia Alves, Diário, 9-3-1993.

¦¦¦

Em 1993, Loredano e Trimano apareciam eventualmente nas páginas do Diário do Grande ABC, enquanto Luiz Carlos Fernandes caricaturava o mundo, exercitando uma atividade que o levaria a ser um dos desenhistas mais premiados do Brasil. A repórter Vânia Alves entrevistava Loredano e contava a sua história. Loredano lançava o seu quarto livro, “Luís Trimano – Desenhos 1968-1990”, declarando à Vânia Alves: “(Trimano) apresenta trabalhos que mudaram definitivamente a ilustração brasileira”.
Já a página “Ideias & Livros”, deste mesmo Diário de todos nós, focalizava um novo livro do professor e crítico literário Antonio Cândido: “Recortes”, uma coletânea de artigos seus. E quem ilustrou mais este texto de Vânia Alves? Ele, o querido Fernandes.

Tudo isto está salvo nas páginas do Diário, cujas coleções são um dos pontos altos do Banco de Dados do jornal e da biblioteca da Fundação Pró-Memória de São Caetano – aguardamos que a Prefeitura de Santo André recupere as suas coleções, ofertadas graciosamente pelo Diário, armazenadas na Biblioteca Cecília Meirelles à espera de um cuidado maior.

O TEMPO PASSA...
Surpresa, “Memória” descobre no corredor de café da Câmara Municipal de Santo André, levado pelo assessor Wanderlei Emídio da Silva, do vereador Zezão, o Espaço Literário Edgard Almeida Ribeiro, inaugurado em 31 de outubro de 2022. Edgard é falecido. Ex-servidor do Legislativo, estimulava o intercâmbio cultural entre os colegas. Sempre tinha um título de livro a divulgar. Hoje o espaço que leva seu nome é formado por livros, que podem ser retirados para leitura. E quem quiser, pode ali depositar outros livros, para que mais pessoas tenham acesso à leitura nessa era digital galopante.s tempos de informática desenfreada.

SENDO ASSIM...
Edgard Almeida Ribeiro se foi. Cássio Loredano, como escreveu Vânia Alves em 1993, é um dos melhores cartunistas do mundo, com 30 livros publicados. Mestre Trimano permanece na ativa. O nosso Fernandes dá continuidade à sua carreira vitoriosa. E o vereador Zezão – daí o nosso contato com o Espaço Literário Edgar Almeida Ribeiro – empenha-se em estudar a história do Serrano AC.

Outra boa notícia, veiculada semana passada pelo repórter Arthur Rodrigues e elevada à manchete de primeira página: o monumental do Serrano está quase pronto. O mais antigo campo de futebol do Brasil deverá ser reinaugurado em fins de abril, nas colinas de Paranapiacaba. Esse campo tem história e quem aguarda pelo pontapé inicial é o Memofut, o estimado Grupo Literatura e Memória do Futebol.


Fotos: Banco de Dados

Ilustração: Blog/Cássio Loredano

LINHAS E LIVROS. Caricatura do escritor D. W. Laurence, autoria de Luís Trimano; caricatura de Antonio Cândido, por Fernandes; Pelé, no traço de Loredano. E o Espaço Edgard Almeida Ribeiro, na Câmara de Santo André

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 10 de março de 1993 – ano 34, edição 8330

MANCHETE - Resende passa no teste do Senado.
O ministro da Fazenda, Eliseu Resende, promete consultar o Congresso e recebe garantia de que o imposto sobre cheques (IPMF) será aprovado hoje (10-3-1993).

PLEBISCITO/TRIBUNA – Moacir Guirão, vereador de São Caetano: presidencialismo; Roberto Avallone, apresentador do programa Mesa Redonda da TV Gazeta: parlamentarismo.

EDUCAÇÃO – Projeto que prevê a criação da UABC (Universidade Estadual do Grande ABC) recebeu anteontem (8-3-1993) parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento da Assembleia Legislativa.

NAS ONDAS DO RÁDIO
Grande ABC e Você
¦ Uma viagem ao passado. As torrefações de café, as beneficiadoras de arroz, as jardineiras e as praças defronte às igrejas. O coreto das bandas e local das "paqueras".
Excelente pauta, bem ao estilo de “Memória”.
  Produção e apresentação: José Carlos Pereira, que fez história na Publicidade do Diário. Consultora musical: Marilza Cunha Pereira. Amanhã, sábado, 7h.

EM 10 DE MARÇO DE...

1903 – Do correspondente do Estadão em São Bernardo: uma simples e insignificante questão de divisas de terrenos situados próximos a esta estação (São Bernardo, hoje Celso Daniel em Santo André) originou discussão entre o major José Luiz Flaquer e o proprietário. Houve discussão e emprego da força física, com interferência de Antonio Queiroz dos Santos.
¦ Prefeitura de São Paulo publicava ato com o regulamento sobre a circulação de automóveis.

1953 – Clérigos metodistas visitam o Palácio dos Campos Elíseos, sede do governo estadual. Declaram-se solidários com a ação do governador Lucas Nogueira Garcêz nas campanhas de recuperação moral e social.
Entre os visitantes, o jovem historiador José Gonçalves Salvador, professor em várias escolas de São Bernardo e autor de obras como “Cristãos-novos: Jesuítas e Inquisição”.
O saudoso Dr. Salvador foi nosso professor no velho Ginásio Dona Leonor Mendes de Barros.

1963 - Fundada a Sociedade Esportiva Corinthians, de Vila Alves Dias, em São Bernardo.
¦ Constituída a irmandade da Santa Casa de Mauá.

HOJE
¦ Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo
¦ Dia do Conservador
¦ Dia do Telefone
¦ Dia do Visagista

MUNICÍPIOS BRASILEIROS
¦ No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Campos Novos Paulista, Eldorado (1842), Ituverava (1885), Monte Aprazível (1924) e Patrocínio Paulista.
¦ Pelo Brasil: Barra do Piraí (RJ), Belmiro Braga, Riacho dos Machados e Tumiritinga (MG), Capitão de Campos e Luzilândia (PI), Salvaterra (PA) e Taipu (RN). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;