Memória Titulo Memória
Carlos Alberto Moreto. Fez história no Diário na parte técnica do jornal. Agora, a despedida
Ademir Medici
28/02/2023 | 08:00
Compartilhar notícia


(Santo André, 4-8-1956 – São Bernardo, 23-2-2023)

Na elaboração cotidiana de uma publicação, houve um tempo em que a notícia passava pelo setor de montagem dos chamados fotolitos – uma das etapas do sistema offset que por meio de filme fotográfico transportava imagens para matrizes de impressão.

O fotolito era um misto de tecnologia e artesanato. Fervia o primeiro andar do edifício do Diário, na Rua Catequese. Ali ficava o setor, juntamente com o paste-up. E entre os profissionais, lá estava Carlos Alberto Moreto.

Moreto ingressou no Diário em 1995. Foi nosso colega até se aposentar, em 2007. “Nos seus últimos dias de vida, disse que era muito importante as pessoas trabalharem com aquilo que gostam, e que ele tinha feito isso no Grande Diário do ABC”, relembra a filha Amanda. Ele era simples e amigo. Adorava carros, em especial os da marca Chevrolet. Mantinha um Corsa 2008, todo restaurado. Gostava de lasanha quatro queijos, sorvete de milho verde e paçoca de amendoim. E foi alto-astral até o fim.

Carlos Alberto Moreto era filho do Sr. Mariano e de Dona Dahirce, irmão de Gilberto Cristina e Paulo, a esposa Diná, a filha Amanda, a nora Bruna, a cachorrinha Nina. Residiu em Santo André, São Bernardo, Maceió e Peruíbe. Ele parte aos 66 anos.


(Foto: Álbum pessoal)

MORETO. História de vida passa pelo Diário do Grande ABC, onde trabalhou por 12 anos

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 28 de fevereiro de 1993 – ano 34, edição 8322

MANCHETE – Casas pagam mais IPTU em Ribeirão Pires.

SÃO CAETANO – A Fundação Municipal Anne Sullivan implantará a primeira classe para autistas do Grande ABC.

EM 28 DE FEVEREIRO DE...

1903 – Do correspondente do Estadão em São Bernardo: ontem à tarde (27-2-1903) caiu um furacão na Estação de São Bernardo e suas circunvizinhanças, causando prejuízos materiais principalmente nas roças de milho.
No bairro do Ipiranguinha caiu uma faísca elétrica, com danos materiais em duas casas de operários da fábrica de tecidos do lugar.

1953 – Realizava-se o Torneio ABC de Esportes, com a participação de seleções e times de Santo André, São Bernardo e São Caetano, nas modalidades bola ao cesto, voleibol, xadrez, pingue-pongue, bocha, futebol e atletismo. O Torneio ABC fazia parte dos festejos do IV centenário de fundação da Vila de Santo André da Borda do Campo: 1553-1953.
Reservou-se para 22 de março (de 1953) uma corrida em revezamento pelas três cidades, com seis atletas cada uma.

A saída foi marcada em frente à Prefeitura de São Caetano (o Paço Municipal ainda não existia), com o seguinte itinerário: Avenida Roberto Simonsen, Vila São José, bairro dos Meninos (Rudge Ramos), Estrada do Vergueiro (hoje Senador Vergueiro), Rua Marechal Deodoro até o Restaurante Magnólia, “no fim da Vila”.
Dali, o retorno, pela mesma Rua Marechal Deodoro, estrada São Bernardo a Santo André (Avenida Pereira Barreto), Rua Coronel Fernando Prestes, Praça Embaixador Pedro de Toledo (o Largo da Estátua), Rua Luiz Pinto Flaquer, Rua Campos Sales e Praça do Carmo, local da chegada.

NOTA DA MEMÓRIA – Quem participou e quem ganhou a prova, Santo André, São Bernardo ou São Caetano? “Memória” tem até o dia 22 de março para descobrir, quem sabe encontrando fotos, quem sabe ouvindo competidores. Lembrando: esta prova e estes jogos do Torneiro ABC aconteceram há, exatos, 70 anos.
Contamos com a memória e colaboração de esportistas como o advogado e escritor José Bueno Lima que, em 1953, era meninote e um ótimo futebolista.

1973 - Explosão sacode Capuava. Acidente, sem vítimas, ocorreu na unidade Poliolefinas, instalada na Avenida Costa e Silva.
¦ Sob a regência do maestro Tibor Reisner, a Orquestra
Sinfônica de Santo André apresenta-se no Teatro Municipal.

1978 – Prefeito Aarão Teixeira anuncia a desapropriação da pedreira de Rio Grande da Serra, propriedade da Cohab, empresa estadual.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS
¦ No Estado de São Paulo hoje é o aniversário de Paulínia, Restinga, Salesópolis, Sebastianópolis do Sul e Silveiras.
¦ No Rio Grande do Sul: Crissiumal, Espumoso, Esteio, Frederico Westphalen, Ibirubá, Marau, Nova Petrópolis, Rolante, Sananduva e Sapiranga.
¦ No Rio de Janeiro, Paraty. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;