Memória Titulo Memória
Correspondência. José Marqueiz. Prêmio Esso Nacional. Orgulho da Imprensa do Grande ABC
Ademir Medici
25/02/2023 | 08:00
Compartilhar notícia


Cinquenta anos do contato com os ‘índios gigantes’. O Estadão Acervo está publicando fotos inéditas daquele momento. Acho que deve ser lembrada a presença de José Marqueiz, então repórter de O Estado de S. Paulo, ex-Diário do Grande ABC.
José Armando Pereira da Silva

NOTA DA MEMÓRIA - Bem lembrado, prezado Zé Armando. Meio século da grande façanha da Imprensa do Grande ABC. José Marqueiz, inesquecível. Cobriu aquela expedição, que lhe valeu o Prêmio Esso Nacional, a maior honraria da Imprensa brasileira.
Marqueiz fez questão de ser sepultado em Paranapiacaba. E deixou uma mensagem no túmulo do Estrimilique, na Vila Assunção. Deixou também lindos artigos e reportagens nos principais jornais brasileiros, o que incluí o Diário. E dois livros maravilhosos, o primeiro deles focalizando a série que publicou no Estadão. Precisamos lembrar de tudo isso. Já está na pauta de “Memória”.

Emeric Marcier, quando esteve em Mauá, em 1975 (fevereiro), visitando a capela onde pintou seus primeiros murais.
ET – O Marcier é o de barba branca. Essa foto, não tenho certeza, deve ter sido tirada em um restaurante de Mauá.
José Marqueiz, manuscrito no verso da foto encaminhada à “Memória”.

Em 10 de fevereiro de 1973, a edição do Estadão trazia as primeiras imagens do grupo indígena Panará, erroneamente chamados na época de “índios gigantes”. O tão esperado contato com os indígenas, também conhecidos como Krenakore, se deu depois de 382 dias do início da expedição comandada pelos irmãos Villas-Bôas.
Estadão Acervo, citado por José Armando

O REPÓRTER E O PINTOR. José Marqueiz e Emeric Marcier: esta fotografia é um dos legados oferecidos por Marqueiz à Memória

NAS ONDAS DO RÁDIO

Noel, Almirante...
...Carmem Miranda...
...e a PRK-30

Texto: Milton Parron

Noel Rosa, Almirante e Carmen Miranda e a PRK-30. Esses serão os personagens do programa Memória no final de semana. Sobre Noel Rosa uma primorosa produção da Rádio Nacional do Rio de Janeiro levada ao ar no dia 11 de novembro de 1949. Em meia hora de programa, o resumo da vida artística e pessoal de um dos maiores compositores do Brasil de todos os tempos, que morreu com apenas 26 anos de idade, vitimado pela tuberculose, deixando uma bagagem musical imensa e de enorme qualidade.

Outro destaque do Memória será uma mensagem gravada em disco e enviada por Henrique Foréis, conhecido por Almirante, para sua amiga Carmen Miranda que já residia nos Estados Unidos há um bom tempo. Nessa mensagem, alguns compositores, apresentados por Almirante, cantam trechos de músicas por eles compostas para apreciação – e provável gravação - da nossa “Pequena Notável”.

Por fim, trecho de mais um programa da famosa PRK-30, um dos programas de humor que marcaram história no rádio do Rio e de São Paulo.

EM PAUTA. Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). Quarteto de ouro do rádio brasileiro. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h; amanhã às 7h da manhã, com reprise na sexta-feira, às 22h. Também disponível nas principais plataformas digitais, no Spotify e no Apple PodCast.

Arquivo de Memórias Musicais
¦ Uma viagem pela música dos anos 40 (com Orlando Silva), anos 50 (com Mazzaropi) e anos 60 (com Moacir Franco).
Apresentação: José Clovis; produção: Solange Vieira Nolasco. Neste domingo, às 15h. Rádio ABC AM (1570).

Canta Itália
Um pedacinho da velha bota nos ares do Grande ABC. Produção e apresentação: Marquitho Riotto. Quarta-feira, às 20h, com reapresentação no sábado, às 23h. Rádio ABC AM (1570).

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 25 de fevereiro de 1993 – ano 34, edição 8319

MANCHETE – Tribunal Superior Eleitoral pode tirar plebiscito da TV. Ministro Paulo Brossard, presidente do TSE, criticava o tom publicitário da campanha.
NOTA DA MEMÓRIA – Plebiscito marcado para 21 de abril era o grande assunto político daquele primeiro semestre de 1993. O Brasil escolheria o regime que comandaria o País nos anos seguintes.

EM 24 DE FEVEREIRO DE...

1903 – Nas eleições de 18 de fevereiro, o eleitorado do Município de São Bernardo (ex-Freguesia de São Bernardo) era bem pequeno.
A região fazia parte do 1º Distrito, que englobava a Capital, municípios que hoje formam a região metropolitana da Grande São Paulo, a Baixada Santista (Santos, São Vicente e Iguape) e cidades como Piedade e São Roque.
Em São Bernardo, os três candidatos mais votados foram Afonso Pena (à vice-presidência da República), Lopes Chaves e Alfredo Ellio, todos com 402 votos. Galeão Carvalhal, hoje nome de escola em Santo André, morador de Santos, obteve na região 324 votos.

1953 – Melhoramentos Interlagos anunciava a construção de um grande hotel em Interlagos. Iniciativa particular cujo mote eram os festejos programados do IV Centenário de fundação da cidade de São Paulo.

1978 – Luiz Inácio da Silva, o Lula, reeleito presidente do Sindicato dos metalúrgicos de São Bernardo e Diadema. Dos 28.879 trabalhadores sindicalizados, 85% votaram.
¦ Entra em cartaz na região o filme “Lucio Flavio, o passageiro da agonia”, de Hector Babenco, baseado no romance homônimo de José Louzeiro.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS
¦ No Estado da Bahia, hoje é o aniversário de América Dourada, Dias d’Ávila, Guajeru, Mansidão, São Gabriel, Tanque Novo, Várzea da Roça, Várzea Nova e Wanderley.
¦ Aniversaria, também, Manaquiri, no Estado do Amazonas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;