Setecidades Titulo Na região
‘Consórcio é a instituição adequada para Fórum Regional de Habitação’, diz Paulo Serra

Prefeito de Santo André defende criação integrada de novas políticas públicas para evitar que a população seja afetada por tragédias causadas pelas chuvas

Beatriz Mirelle
25/02/2023 | 08:07
Compartilhar notícia
Entidade intermunicipal pode abrir portas para promover ações que evitem danos com as chuvas (Foto: Reprodução)


A mobilização de um Fórum Regional de Habitação para evitar desastres naturais causados pelas chuvas se tornou uma pauta durante as entregas das doações em Santo André. A institucionalização dessa corrente colocará líderes políticos e da sociedade civil no centro do debate sobre como preparar o Grande ABC para evitar mortes e outros danos durante temporais. Para Paulo Serra (PSDB), o Consórcio Intermunicipal Grande ABC é a instituição adequada para promover esse diálogo.

“Só resolveremos esses problemas com união. A região tem o exemplo da Lei da Billings, em 2009. Não é um desafio simples. Essa comissão tem que discutir com transparência e buscar novas estratégias, porque as antigas políticas habitacionais não resolveram”, analisa o prefeito de Santo André. “As chuvas sempre vão acontecer. Precisamos nos preparar para lidar com isso”, complementa.

De acordo com o chefe do Poder Executivo, é necessário realizar mudanças legislativas e intensificar as campanhas de conscientização para que as pessoas aceitam sair das áreas de risco com ajuda das prefeituras. Assim, ele reforça também a importância da organização junto ao Consórcio. “O prefeito de Mauá, a cidade mais afetada nos últimos dias, preside essa entidade. É uma oportunidade de criar políticas públicas de precaução e enfrentamento de fenômenos climáticos. Estamos totalmente à disposição".

Para a deputada eleita Ana Carolina Serra (Cidadania), tentar resolver essa problemática é uma pauta da “ordem do dia”. “O Grande ABC deve estar apto a ajudar. Conversas coletivas entre municípios facilitam que o diálogo seja levado para o Governo do Estado e tenhamos uma utilização consciente da verba. Não adianta atender a necessidade de apenas uma cidade. A estruturação deve ser feita de forma integrada a partir dos próximos anos".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;