Editorial Titulo Editorial
Parceria pelo ensino
Da Redação
06/02/2023 | 09:00
Compartilhar notícia


É extremamente positiva a informação, revelada com exclusividade ao Diário por Renato Feder, secretário da Educação do Estado de São Paulo, de que o governo pretende contar com o apoio da iniciativa privada, em especial com as indústrias do Grande ABC, para ajudar a formar profissionais que atendam à demanda do mercado de trabalho.

O secretário, que fez um trabalho importante no Paraná, entende do que está falando. É acertada e extremamente oportuna a decisão de aproveitar a história e a importância industrial da região para levar esses conhecimentos para a sala de aula da rede pública. São eles, os profissionais que atuam nas grandes companhias que contam com plantas nas cidades do Grande ABC, que sabem qual a real necessidade de técnicos e em que áreas. Nesse sentido, é inteligente a ideia de ouví-los e, mais do que isso, formatar as propostas do ensino profissionalizante para os jovens da rede estadual e que começam a planejar o futuro.

Em tempos de avanços tecnológicos, não há nada mais importante do que entender as necessidades do mercado e preparar alunos para disputar boas vagas. Essa conexão entre o mundo acadêmico e o mundo real é fundamental. E essa medida parece ser um bom e necessário passo no caminho do entendimento da necessidade desse olhar por parte do poder público.

Renato Feder poderia aproveitar e ampliar essa discussão, trazendo esse assunto para o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, um dos mais importantes espaços de discussão e de ação das demandas das cidades do Grande ABC. Também vale incluir nesse grupo a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, entidade responsável pela construção de políticas públicas integradas de desenvolvimento.

A iniciativa trazida pelo auxiliar do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem tudo para servir de modelo para outras regiões e virar um exemplo de parceria entre setor público e iniciativa privada. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;