Internacional Titulo
Austrália adverte sobre risco de terror na Indonésia
Da AFP
06/08/2003 | 09:10
Compartilhar notícia


A Austrália advertiu nesta quarta-feira que novos ataques terroristas podem acontecer em breve na Indonésia, às vésperas do veredicto sobre o processo de um dos suspeitos do atentado de Bali ou durante a festa nacional indonésia no próximo dia 17.

O ministro das Relações Exteriores australiano Alexander Downer disse que estava bastante inquieto com a possibilidade de novos ataques nos setores sensíveis de Jacarta, onde a explosão com um carro-bomba causou 14 mortes nesta terça-feira no hotel JW Marriott.

"Acreditamos que existe um risco verdadeiro de que aconteçam novos ataques, principalmente no centro de Jacarta", disse Downers aos repórteres. "É muito importante que os australianos levem a sério as advertências que temos feito sobre viagens à Indonésia, é muito importante que lembrem delas", acrescentou. "Nossa preocupação neste momento é principalmente com o centro de Jacarta e outros lugares da Indonésia", disse.

Downers afirmou ainda que o grupo radical islâmico Jemaah Islamiah, suspeito da autoria da bomba de ontem, pode estar preparando um novo golpe para o dia do anúncio do veredicto do julgamento de Amrozi, provavelmente quinta-feira, um dos principais suspeitos de ter cometido o atentado de Bali.

O atentado de Jacarta despertou abruptamente o medo do terrorismo na Austrália, que estava apenas começando a virar a página do atentado de Bali em outubro de 2002.

Apesar de não haver nenhum australiano na lista de mortos do atentado contra o hotel Marriot, o estabelecimento era muito freqüentado por estes.

O atentado de Bali em outubro de 2002 provocou 202 mortes, 88 delas de australianos. Os primeiros elementos da investigação estabeleceram nesta quarta-feira que os componentes da bomba de Jacarta são iguais aos usados em Bali.

"Bali foi nosso 11 de setembro e marcou os australianos, que se deram conta de que o terrorismo poderia atacá-los. O atentado de Jacarta reavivou este sentimento", declarou a vice-presidente da Sociedade de Psicologia Australiana, Amanda Gordon.

A especialista afirmou que o veredicto contra Amrozi, previsto para quinta-feira, era esperado para que todos os que ficaram traumatizados com o atentado de Bali pudessem "virar a página".

Amrozi, chamado na Austrália de "terrorista risonho" porque foi filmado depois de sua prisão fazendo piadas com a Polícia, pode ser condenado à morte por um tribunal de Denpasar, a capital de Bali.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;