Política Titulo
Eleição de ouvidor é adiada para amanhã
Loli Puertas
Do Diário do Grande ABC
12/01/2010 | 07:34
Compartilhar notícia


A eleição para ouvidor de Santo André foi adiada para amanhã porque uma das entidades do colegiado - a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) municipal - levou dois representantes para votar.

Cezar Moreira Filho, indicado para representar a entidade na votação, pelo atual presidente da OAB, Fábio Picarelli, empossado no dia 4, e Eduardo Gobatti, indicado pelo presidente da gestão anterior, José Sinésio Correia apareceram no Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), local da votação.

Sinésio e Picarelli concorreram à presidência da OAB no município, em outubro. Sinésio não conseguiu se eleger e entrou com processo contra o vencedor para anular o pleito, que está em análise na Comissão Eleitoral da OAB de São Paulo.

Por não reconhecer Picarelli como presidente, Sinésio indicou o seu representante para a votação do ouvidor. "Ele foi empossado, mas ainda não é o presidente da OAB por direito. Temos que esperar a decisão da OAB de São Paulo", afirmou Sinésio.

A confusão fez com que o representante do colegiado da ouvidoria, Ivo Bastos Ruiz, realizasse reunião de última hora no local com os representantes das entidades para decidir qual era legalmente o nome apto da OAB. Depois de duas horas, o colegiado decidiu que Picarelli teria direito a indicar o votante pelos advogados. "Entendemos que houve eleição na OAB e Picarelli foi o eleito e empossado. Atualmente ele é o presidente, então entendemos que Cezar é o representante da entidade", explicou o coordenador do colegiado da ouvidoria.

Apesar de decisão contrária, Eduardo Gobatti afirmou que não pretende participar amanhã da eleição, mas estará presente no local. "Ainda irei me reunir com o Sinésio para discutir a decisão do colegiado."

Esse não foi o único impasse na disputa para o cargo de ouvidor de Santo André. A presidente da entidade Forum da Cidadania do Grande ABC, Maria Helena Musachio, também decidiu substituir seu representante, Valdir Nicolucci. Mas o estatuto não permite a troca no dia do pleito.

A eleição ocorre amanhã, às 18h, no auditório do Semasa. Concorrem cinco candidatos, indicados por entidades: Manoel Luiz Correia Leite (Instituto Triângulo de Desenvolvimento Sustentável), Saul Gelman (Associação Israelita de Santo André), André José de Andrade (Loja Maçônica de Santo André), José Luiz Cestari (Associação de Despachantes e Proprietários de Autoescolas de Santo André) e Bruno Garofalo (Promotoras Legais Populares de Santo André).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;