Política Titulo Em 2023
Campos Machado lançará frente apartidária com Kassab e Alckmin

Deputado estadual pretende oficializar grupo nas próximas semanas; democracia, igualdade racial e de gênero estão entre as bandeiras

Da Redação
Do Diário do Grande ABC
22/01/2023 | 00:01
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Decano da Assembleia Legislativa e prestes a encerrar seu oitavo mandato consecutivo, o deputado estadual Campos Machado (sem partido) já tem estabelecida qual será sua atividade em 2023, assim que deixar o Parlamento, em 15 de março: terminar de formatar a recém-criada ‘SP – Frente Cidadã’, grupo apartidário para discutir e defender bandeiras importantes como a democracia, igualdades racial e de gênero, liberdade religiosa, opção sindical, entre outras.

Entre os líderes políticos confirmados para integrar o grupo, segundo o parlamentar, estão o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), e o secretário de Governo do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), que será presidente de honra da Frente. Campos será o presidente.

Entre os interessados para ingressar no grupo estão prefeitos, vereadores, deputados, médicos, advogados, empresários, presidentes de associações, entre outros nomes importantes que representam a sociedade civil. Lideranças do Grande ABC também devem aderir ao movimento apartidário.

O lançamento oficial da Frente Cidadã está previsto para as próximas semanas, quando o estatuto estiver registrado no cartório. O inciso I do artigo 3º das normas de funcionamento diz que a finalidade da Frente, entre outras ações, é “estimular e promover a defesa inalienável e a difusão dos princípios básicos do Estado Democrático de Direito”.

A ideia é que a Frente Cidadã tenha departamentos de diversos temas, a exemplo do que Campos implementou no PTB, durante quase três décadas, e também no Avante, sigla pela qual disputou a eleição de outubro, quando não conseguiu se reeleger, e que se desligou logo após o pleito.

Segundo o deputado estadual, já há pelo menos 400 nomes confirmados no movimento, mas a expectativa é de que as adesões sejam intensificadas após o lançamento oficial. Ele assegura que não haverá diretriz partidária e conjugará nomes dos mais diferentes espectros ideológicos. “A decisão de que, inicialmente, a Frente não esteja atrelada a nenhum partido político, tem origem na preocupação de que o movimento seja fundamentado em ideias, para não ser confundido com a pregação de qualquer ideologia. Isso não impede que, no futuro, a gente venha a abraçar algum caminho partidário, desde que sejam respeitados os valores que nos inspiraram desde o princípio”, disse Campos, que atualmente não está filiado a nenhum partido. Isso significa que, do grupo, podem sair nomes que disputem cargos de prefeito e vereador já nas eleições de 2024. Para isso, o movimento também também deverá promover cursos de formação política.

Ainda que o lançamento seja em São Paulo, a expectativa de Campos Machado é de que a Frente Cidadã seja ampliada para todo o Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;