Economia Titulo Mercado de trabalho
Preparação é decisiva para obter um emprego

Especialistas dão as coordenadas para quem precisa se recolocar no mercado de trabalho

Ana Caroline Enes
Especial para o Diário
08/01/2023 | 00:50
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC

ouça este conteúdo

Em 2022, o Grande ABC contratou 37.158 trabalhadores, o que corresponde a 5,23% das admissões  do Estado de São Paulo no ano. Entre as possibilidades, o destaque vai para o crescimento dos empregos temporários, responsáveis por 12,39% dos postos gerados durante o período. Para 2023, especialistas preveem a continuidade deste modelo de contratação, e deixam dicas sobre busca por emprego, áreas de especialização e currículo ideal. 

Para Paulo Barbosa, secretário interino de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema, este ano deve ser de muitas oportunidades na região. Como dica para quem deseja tirar o melhor proveito possível das vagas de trabalho, o secretário acredita que o principal é buscar se qualificar na profissão que gosta, independentemente da idade, do tempo no mercado ou das condições sociais. 

“A palavra chave é qualificação”, diz Barbosa, que dá como exemplo o Emprega Diadema, um programa da Prefeitura que promove a inserção da população no mercado de trabalho e fomenta atividades de formação e desenvolvimento, tanto pessoal, quanto coletivo. “No site, uma das abas foca em estimular as pessoas a se qualificarem. Temos cursos gratuitos para quem quiser entrar ou se recolocar no mercado em diferentes áreas”. 

Marli Silva Pereira, secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Ribeirão Pires, chama atenção para o mesmo ponto. “Só conseguimos galgar melhores lugares no mercado quando somos mais preparados. Estudar é preciso. A demanda de empregos não está tão baixa, porém, as exigências das vagas superam a estrutura educacional de muitos candidatos”. Ela reforça, também, que a Prefeitura do município tem parceria com diversas instituições que promovem o estudo e a capacitação profissional, como o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e outros.

ENSINO MÉDIO

De todos os profissionais contratados no Grande ABC em 2022 (descontando o número de desligamentos), 70,64% tinham ensino médio completo. Apesar de refletir a pouca adesão ao ensino superior, as cidades também identificaram a busca por cursos profissionalizantes e técnicos. De acordo com Barbosa, Diadema foi um dos municípios com crescimento no número de admissões daqueles que concluíram seus estudos até o ensino médio, o que mostra maior inclusão na abertura de oportunidades. Também, toda a região vem acolhendo mais os MEIs (Microempreendedores Individuais), aquecendo o mercado para quem deseja abrir um negócio independente.

Elaboração do currículo é importante

Quem busca um emprego deve estar atento à preparação do currículo. “Muitas vezes, o profissional em busca de recolocação não insere seu histórico de trabalho, como se quisesse ‘começar de novo’, mas isso é muito importante, as empresas querem saber qual sua experiência. É preciso ter atenção e preparar o currículo de forma bem atrativa”, afirma o secretário interino de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema, Paulo Barbosa.

No documento de apresentação, também é imprescindível deixar claro as informações de contato, as principais habilidades (apenas aquelas que o candidato pode comprovar) e o cargo que busca, além de revisar muito bem a escrita. 

Por fim, o secretário de Diadema percebeu dois fenômenos em 2022, que podem se repetir neste ano. “Primeiro, a alta na modalidade de contratação temporária. Como a nova reforma trabalhista abre essa possibilidade, muitas empresas estão contratando por período, a fim de se livrar de burocracias que teriam em outros tipos de contratação. Segundo, é a liberdade da busca por oportunidades. Quando os trabalhadores não estão satisfeitos em uma área, observamos com mais frequência a mudança de setor ou de profissão”, ele afirma.

As expectativas de Barbosa para investimentos em emprego, renda e estudo durante 2023 também são boas, graças à “retomada do Ministério do Trabalho, que faz com que as políticas macro sejam favoráveis ao aquecimento econômico, o que, consequentemente, fomenta novos postos de emprego na região, que é uma área estratégica, bem centralizada e aquecida”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;