Internacional Titulo
Pacifistas se queixam contra Bush no Tribunal Mundial para o Iraque
Da AFP
25/06/2004 | 14:09
Compartilhar notícia


Cerca de 20 militantes pacifistas entraram nesta sexta-feira com uma ação por atos de tortura contra o presidente americano, George W. Bush, e o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, que participarão da reunião de cúpula da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) em Istambul, na Turquia, nos próximos dias 28 e 29 de junho.

"Nossa queixa tem como base as Convenções de Genebra e a das Nações Unidas sobre a Prevenção da Tortura, que permitem levar os responsáveis por sevícias à justiça", declarou a advogada do tribunal de Izmir, na Turquia, Hulya Ucpinar, que também é ativista do WTI (Tribunal Mundial para o Iraque).

O WTI, sem poder judicial real, foi fundado em outubro de 2003 em Istambul por pessoas de diversas nacionalidades que se opunham à guerra no Iraque com o objetivo de sensibilizar a opinião pública sobre os "crimes cometidos pelo governo americano" no país.

O Tribunal, que já realizou audiências simbólicas em Bruxelas, Nova York e Berlim, tornará público seu veredicto no dia 20 de março de 2005 em Istambul.

Os militantes foram recebidos nesta sexta-feira por um promotor verdadeiro, que aceitou registrar a queixa. Os pacifistas também pedem a detenção dos dois líderes assim que desembarcarem em Istambul, onde participarão com outros 44 chefes de Estado e de governo da reunião de cúpula da OTAN.

Há vários meses, as manifestações e encontros se multiplicam nesta metrópole, de 12 milhões de habitantes, contra a chegada de Bush e Blair e contra a realização da reunião de cúpula.

Uma grande manifestação, da qual deverão participar dezenas de milhares de militantes, está prevista para este domingo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;