Nacional Titulo
'Ministério nao recua sobre registros de soja transgênica'
Do Diário do Grande ABC
28/05/1999 | 13:58
Compartilhar notícia


O secretário interino de Desenvolvimento Rural, Rinaldo Junqueira, disse nesta sexta que nao há nenhum recuo do Ministério da Agricultura em relaçao ao registro das cinco variedades de soja transgênica desenvolvidas pela Monsanto, mas apenas a decisao de evitar possíveis medidas judiciais contra a liberaçao de plantio. "Nossa posiçao é contributiva, nao de recuo ou qualquer outra posiçao antagônica", afirmou Junqueira.

Ele explicou que a autorizaçao concedida pela Comissao Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) em setembro do ano passado, para o plantio das variedades de soja transgênica, condicionava a aprovaçao do registro pelo Ministério da Agricultura à definiçao de um programa de monitoramento pela comissao.

"Se oficializarmos a aprovaçao do registro antes de ter o sistema de monitoramento, todo mundo pode começar a produzir sem controle", observou. Na próxima terça-feira, uma reuniao entre os ministros da Ciência e Tecnologia, Bresser Pereira, e da Agricultura, Francisco Turra, deverá definir a questao, e logo depois o registro das cultivares deverá ser publicada na listagem do Serviço Nacional de Proteçao de Cultivares (SNPC).

O secretário Rinaldo Junqueira disse ainda que o sistema de monitoramento é simples de ser concebido, bastando à CTNBio determinar à empresa detentora da patente a definiçao das responsabilidades dos agrônomos e a criaçao de um sistema interligado de informaçoes. "Se nao tomarmos esse cuidado, qualquer organizaçao poderá contestar a decisao no futuro".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;