Cultura & Lazer Titulo
Projeto 'Praça e Palco' faz espetáculo interativo no ABC
Mauro Fernando
Da Redaçao
05/08/2000 | 16:22
Compartilhar notícia


O Projeto Praça e Palco da ELT (Escola Livre de Teatro) apresenta neste domingo na praça Rui Barbosa, em frente ao Teatro Conchita de Moraes (praça Rui Barbosa, 12. Tel.: 4996-2164), em Santo André, Com o Pé na Africa, com o percussionista Décio Gioielli, e Passeios, com a Cia. Nova Dança 4. O show acontece às 15h e o espetáculo, às 16h. Os dois têm entrada franca.

Dirigido por Cristiane Paoli Quito, Passeios é baseado na técnica de contato-improvisaçao. Por intermédio das intervençoes dos improvisadores, o público passa à condiçao de cúmplice da criaçao. O espetáculo coloca em cena pequenas histórias de vida, encontros, relaçoes criadas e percebidas.

Passeios ocupa a praça, um espaço nao-convencional para a dança. De acordo com a diretora, "tem como tema a arquitetura e as relaçoes entre ela, os intérpretes e os transeuntes. O espectador vivencia a construçao do espetáculo", diz Quito.

A montagem é completamente improvisada. Até mesmo a trilha sonora nao é definida com antecedência. "O foco da construçao de Passeios está na improvisaçao", confirma a diretora. Mas improvisar nao significa fazer qualquer coisa, alerta Quito. "É preciso muito treino. É necessário se instrumentalizar para ser criativo", afirma.

Seis intérpretes trabalham na montagem, que tem uma hora de duraçao: Tica Lemos, que também faz a preparaçao corporal; Lívia Seixas; Cristian Duarte; Cristiano Carnas; Alex Ratton Sanches e Diogo Granato.

Também diretora teatral, Quito afirma que esse múltiplo direcionamento nao foi planejado, simplesmente ocorreu ao longo dos 23 anos de carreira artística. "Comecei como atriz. O trabalho com máscara levou-me à commedia dell`arte, ao clown, ao teatro de bonecos, ao circo, à dança", explica.

Em Com o Pé na Africa, Gioielli mostra o trabalho de pesquisa sobre instrumentos de percusao africanos que vem realizando. O músico destaca os instrumentos melódicos, como a kalimba. Além de composiçoes próprias, Gioielli toca músicas tradicionais africanas.

As Aves, com o Núcleo de Técnicas Circenses para o Ator da ELT, encerra temporada neste domingo, às 20h, no Teatro Conchita de Moraes. A peça retrata a procura de dois homens por uma sociedade livre de líderes corruptos. Com a ajuda de aves míticas, eles fundam uma cidade. Apesar do esforço em defender seus ideais libertários, surgem pessoas interessadas em corrompê-la.

A direçao é de Rodrigo Matheus, que introduziu na encenaçao elementos circenses. O texto, escrito há 2,4 mil anos pelo pensador grego Aristófanes, recebeu atualizaçao de Sérgio Pires. A crítica social embutida no texto, que inclui uma deliciosa sátira à publicidade, é o ponto alto da montagem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;