Internacional Titulo
ONU alerta para espiral de violência na África Central
da AFP
19/08/2004 | 21:31
Compartilhar notícia


O chefe de operações de manutenção de paz da ONU (Organização das Nações Unidas), Jean-Marie Guehenno, lançou um alerta nesta quinta-feira para a "espiral de violência" na África Central, após o massacre de 160 pessoas na última sexta-feira em um campo de refugiados congoleses, no Burundi.

"Chamamos todos os atores a manter maior moderação", disse Guehenno, depois de informar o Conselho de Segurança sobre a situação na República Democrática do Congo e no Burundi.

"Acho que há um perigo real de que ocorra uma espiral de violência", comentou com os jornalistas. "Tem de haver justiça, e não vingança", acrescentou, em discurso na reunião de emergência do Conselho realizada a seu pedido.

O Burundi, um pequeno país da África Central, tenta sair de 11 anos de guerra entre o exército, dominado pela minoria tutsi, e os rebeldes hutus, conflito que já deixou mais de 300 mil mortos. Desde novembro, apenas um dos sete grupos rebeldes burundineses, as (FNL) Forças Nacionais de Libertação, continua lutando.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;