Setecidades Titulo CELEBRAÇÃO
Diocese de Sto.André comemora 68 anos

Bispo Pedro Carlos Cipollini ressaltou papel social da Igreja para região nas últimas décadas

Joyce Cunha
Do Diário do Grande ABC
23/07/2022 | 00:01
Compartilhar notícia
Celso Luiz


A Diocese de Santo André celebrou ontem os 68 anos de sua criação. Missa presidida pelo bispo dom Pedro Carlos Cipollini marcou as homenagens à data e ao Dia de Santa Maria Madalena. A atividade litúrgica foi realizada na Catedral Nossa Senhora do Carmo, em Santo André.

A Diocese, que integra as sete cidades da região, foi criada no dia 22 de julho de 1954, pelo Papa Pio XII, a partir do desmembramento da Arquiodiocese de São Paulo. “A história da Diocese de Santo André se confunde nesses últimos 68 anos com a história do próprio Grande ABC. Não existe lugar na região em que a Igreja Católica não esteja presente”, disse o bispo. 

Entre as ações evidenciadas está a atuação da Diocese durante o período de ditadura militar. “A Igreja não só abriu as portas aos operários, que eram proibidos de se reunir, mas angariou mantimentos para suas famílias”, recordou dom Pedro Carlos Cipollini. 

O bispo observou a importância da criação da Diocese para a articulação da Igreja na região e a ampliação de seu trabalho, que neste momento se volta ao acolhimento e à caridade. “A Igreja sempre se preocupou em evangelizar, junto com a promoção humana”. O bispo destacou, ainda, que as políticas públicas desenvolvidas pelos municípios avançaram desde a criação da Diocese e melhoraram as condições da população em relação aos primeiros anos de atuação bispado na região. 

Rosa Gerardi, 83 anos, é frequentadora da catedral andreense desde a infância. Após a cerimônia de ontem, a religiosa lembrou com emoção o período de desmembramento da região da Arquiodiocese de São Paulo. “Venho (à Catedral Nossa Senhora do Carmo) desde que nasci. Fui batizada e crismada aqui. Eu tinha 16 anos quando a Diocese foi criada. Lembro quando veio o primeiro bispo (dom Jorge). Foi maravilhoso”, recordou.

A missa de ontem também marcou a apresentação de comissão formada por membros da Igreja para os preparativos do jubileu dos 70 anos da Diocese de Santo André. “O bispo constituiu a comissão para pensar o processo de caminhada aos 70 anos. Teremos visitas missionárias, celebrações lidgadas ao padroeiro da Diocese, que é Santo André, entre outras atividades”, explicou o padre Joel Nery, pároco da Catedral Nossa Senhora do Carmo e vigário geral da Diocese. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;