Cultura & Lazer Titulo
Eventos celebram os 100 anos de Kurosawa
23/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Comemora-se hoje o centenário de Akira Kurosawa. A data ganha homenagem na Cinemateca, que inicia programação para rememorar o Kurosawa do começo da carreira, nos anos 1940, e a etapa final. No Rio, é o Instituto Moreira Salles que promove a revisão da obra de Kurosawa, com participaçãodo diretor Walter Salles.

Além de cinéfilo, Salles esteve cotado, anos atrás, para realizar o remake de "Céu e Inferno". O projeto não se concretizou, mas o filme inclui a caixa de DVDs que está sendo lançada pela Europa Filmes (R$ 59,90), com cinco títulos, entre eles Os Sete Samurais e Sanjuro.

Filho de militar, Akira Kurosawa queria ser pintor. Para financiar seu sonho, começou a trabalhar na empresa de cinema Toho, como assistente. Em 1943, estreou na direção com A Saga do Judô.

Essa primeira parte da carreira é marcada pelos temas

contemporâneos, com obras como "Juventude Sem Arrependimento" e "O Anjo Embriagado". Em 1951, Kurosawa realiza Rashomon e sua história de samurais recebe o Leão de Ouro em Veneza.

Três anos depois, volta a Veneza com "Os Sete Samurais" e recebe, desta vez, um Leão de Prata, correspondente ao prêmio do júri.

Os anos 1950 assistem à sua consagração internacional, mas, no Japão, Kurosawa provoca polêmica. É considerado ocidental demais. Suas referências são a literatura ocidental e o cinema norte-americano se apropria deles.

A fase final é marcada por obras testamentais. Kurosawa ganha os maiores prêmios do mundo e, no Japão, é chamado de Imperador. Mestre do paradoxo e do movimento, Kurosawa morre em 1998, aos 88 anos, consagrado como um dos maiores artistas do cinema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;