Cultura & Lazer Titulo
Últimos suspiros do Cine Colonial
Natane Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
13/03/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


Após alguns dias de silêncio, o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), comentou o motivo pelo qual não conseguiu impedir a venda e demolição do prédio do antigo Cine Colonial, construído em 1951.

Auricchio confirmou a existência de um projeto de restauração do cinema – o único da região que ainda conservava as características originais desde sua criação. Segundo ele, a Prefeitura estava com processo jurídico aberto, em curso, para avaliar a possibilidade de desapropriação do terreno. “Trata-se de uma área privada, com custo elevado. Não conseguimos ter velocidade para acompanhar e competir com o mercado imobiliário. O boom imobiliário não permite”, explica o prefeito.

De acordo com reportagem publicada pelo Diário no último dia 6, a Prefeitura havia solicitado há dois anos a elaboração de projeto de restauração do edifício para o fotógrafo e pesquisador Atílio Santarelli, também de São Caetano. Os documentos foram entregues e esperavam análise jurídica desde então.

Há dois meses, o imóvel foi vendido pelos proprietários a uma empresa, que levantará no local dois prédios de apartamentos.

Questionado sobre a possibilidade de restauração do antigo Cine Vitória, Auricchio diz não haver intenção de reaver o imóvel: “O Cine Vitória já foi descaracterizado como cinema, já virou casa de shows. Perdeu aquele glamour”, completa.

OBRAS

Segundo Santarelli, as obras de demolição do prédio em que funcionava o Cine Colonial estão ‘a todo vapor’: “Eles estão trabalhando todos os dias. Trabalharam sábado e domingo o dia inteiro para derrubar tudo logo”.

O fotógrafo ainda revela que, na tarde do último domingo, os vizinhos do local ouviram um estrondo. “O telhado do prédio foi destruído de uma só vez. Tudo seria desmanchado aos poucos para que eles pudessem vender a madeira. Acho que eles ficaram com medo”, conta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;