Setecidades Titulo Vacinação
Santo André vai reforçar ações contra Covid e gripe

Cidade cria quatro pontos de vacinação, amplia horário, estende atendimento e adquire 50 mil testes rápidos

Dérek Bittencourt
06/01/2022 | 08:06
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Santo André, por meio do prefeito Paulo Serra (PSDB), promoveu ontem série de anúncios voltados à saúde para dar conta do aumento nos números de casos de Covid-19, em razão da variante ômicron, e de Influenza, relativos à cepa H3N2. Desta maneira, a cidade passará a contar com quatro novos pontos de vacinação em shoppings center, adquiriu 50 mil testes rápidos para identificar tanto o novo coronavírus quanto o vírus da gripe, além de ter pelo menos seis unidades de saúde dedicadas exclusivamente para o atendimento de pacientes com síndrome gripal.

Assim, além dos 15 postos de vacinação ativos (Craisa, Carrefour, dez unidades de saúde, duas policlínicas e uma clínica da família), o município disponibilizará mais quatro pontos com grande circulação de pessoas. “A partir de segunda-feira, estamos ampliando a capacidade de vacinação para o Shoppinho (Santo André, no Centro) e o Shopping ABC, nas lojas solidárias, e a partir do dia 17, também no Atrium Shopping e no Grand Plaza Shopping. Então, todos os shoppings da cidade também terão pontos. Vamos usar as lojas solidárias – espaços cedidos gratuitamente pelos shoppings em parceria com a cidade –, para vacinação, com agendamento”, explicou o prefeito. “O mesmo esquema do drive-thru, mas dentro das lojas solidárias, vamos aproveitar esses espaços para fazer a vacinação”, explicou.

Paulo Serra discorreu ainda sobre a lotação das unidades públicas e privadas de saúde e decidiu promover uma separação. A partir de segunda-feira, pelo menos seis UBSs (Unidades Básicas de Saúde) terão horário estendido até as 22h com atendimento exclusivo a pacientes com sintomas de síndrome gripal –as unidades destacadas ainda serão divulgadas pela Prefeitura.

“Não tivemos crescimento no número de internações, mas com o aumento de casos buscamos aumentar a capacidade de atendimento e diminuir o tempo de espera. A cidade é dividida em seis territórios, e cada um vai receber pelo menos uma – algumas até duas, dependendo da demanda – unidades exclusivas com horário ampliado. Vamos dobrar nossa capacidade, que está nas seis UPAs. Assim, preservamos aqueles que buscam atendimento e não têm gripe”, destacou o prefeito, citando o alto grau de contágio da H3N2. “Não vamos fazer em todas (as unidades da cidade) para não misturar. São variantes muito contagiosas.”

E Santo André vai ainda ampliar a testagem em pacientes que estiverem sintomáticos, com a finalidade de ajudar no diagnóstico, prevenção, isolamento e tratamento. “Adquirimos em torno de 50 mil testes rápidos e 20 mil deles serão entregues amanhã (hoje). Vamos testar Covid e Influenza nas UPAs e nas seis UBSs exclusivas e, com isso, conseguimos direcionar melhor o tratamento”, disse Paulo Serra. “São medidas que estamos buscando para enfrentar as crises. Ninguém tem culpa. Mas temos de enfrentar com transparência, tranquilidade, trabalho, dedicação e equilíbrio.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;