Cultura & Lazer Titulo
Biografia de Pierre Verger é lançada no Brasil
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
26/01/2003 | 16:52
Compartilhar notícia


“Comparei minha vida a uma estátua, porque uma estátua foi o que restou de um bloco de uma matéria qualquer da qual se retiraram todas as partes inúteis. Apesar disso, concluo que uma estátua pode ser uma obra de arte e pode ser, também, uma coisa abominável, mas não cabe a mim julgar em qual das categorias devem ser incluídos meus 50 anos de fotografia e as duas vezes 40 anos que me foram dados viver até agora”.

A fala é de Pierre Verger (1902-1996). Mais precisamente, de quando o etnólogo e fotógrafo francês tinha 80 anos. Ela integra Verger – Um Retrato em Preto-e-Branco (Corrupio, 484 págs., R$ 90), sua primeira biografia. O livro será lançado quarta-feira (dia 29), a partir das 18h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (av. Paulista, 2.073. Tel.: 3170-4040).

De autoria de Cida Nóbrega e Regina Echeverria, a obra revela a instigante história de vida do artista e pesquisador. O prefácio é de Emanoel Araujo, artista plástico e ex-diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo. O título traz cerca de 220 reproduções fotográficas, 50 delas assinadas por Verger.

É um lançamento que encerra em grande estilo as comemorações do centenário de Verger, as quais renderam, por exemplo, uma megaexposição que foi vista no ano passado na Galeria de Arte do Sesi, em São Paulo.

Aos 30 anos, após a morte de sua mãe, Verger abdicou da vida burguesa em Paris para rodar o mundo e viver de fotografia. Rodou por várias regiões dos cinco continentes, mas ficou fascinado mesmo pelo povo baiano, sobretudo os negros descendentes de escravos, e pelos cultos afro-brasileiros e por suas outras vertentes culturais.

Transformou-se, assim, no mais importante pesquisador dessas manifestações e sobre elas escreveu livros e fez excelentes fotografias. Escolheu a Bahia para viver, a partir de 1946, mas continuou viajando, sobretudo para a África, desenvolvendo seus estudos.

“A vida de viajante de Verger começou em 1932. Viajou a pé, de bicicleta, de avião e de todas as formas possíveis. Chegou à Bahia em meados dos anos 40. Sua paixão foi a cultura dos negros descendentes de escravos. Dizia que o negro baiano, diferente de outros povos escravizados, tinha uma auto-estima elevada. Ele concluiu que isso ocorria devido à religiosidade, o candomblé, que valoriza muito o indivíduo”, afirma Regina.

“Às vezes tinha uma certa graça brejeira de moleque, aprendida possivelmente nas rodas de capoeira ou com o artista Carybé, seu amigo. Os olhos revelavam sempre um brilho de descoberta, uma curiosidade de pesquisador. Tinha ainda a humildade de um monge, mas transmitia uma força tenaz e obstinada. Verger não era mesmo mais o fotógrafo. Era etnólogo famoso pelos muitos livros que publicara e suas fotografias agora existiam somente naqueles livros e em função deles”, afirma Emanoel Araujo, o autor do prefácio do livro que, se não tivesse quase 500 páginas, seria para ser lido de uma vez só.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;