Política Titulo Retorno
Auricchio recebe diploma de prefeito
em São Caetano

O prefeito enviou o deputado estadual e seu filho, Thiago Auricchio para receber o diploma em seu lugar

Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
20/12/2021 | 16:09
Compartilhar notícia
Celso Luiz/ DGABC


Atualizada às 17h19

Prefeito eleito em São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), recebeu diploma de prefeito na tarde desta segunda-feira (20). O tucano comandará a cidade pela quarta vez. Data da posse ainda não foi informada.

Como não houve solenidade oficial de diplomação, devido pandemia da Covid-19, Auricchio enviou o deputado estadual e seu filho, Thiago Auricchio (PL), e a advogada que o representa, Fabiane Vigilio, para retirar o documento. Antes disso, entretanto, o parlamentar e a defensora tiveram que esperar a recontagem dos votos da eleição, o que faz parte do rito para a entrega do diploma de prefeito.

Assim que os votos foram recontados, o cartório liberou o documento aos representantes do prefeito José Auricchio Júnior. Nas redes sociais, o prefeito posou com o diploma ao lado de seu filho, Thiago, e também de sua advogada e agradeceu.

“Hoje, segunda-feira, fui oficialmente diplomado pela Justiça Eleitoral como prefeito de São Caetano. O documento foi entregue à advogada Fabiane Vigilio e ao deputado estadual Thiago Auricchio, no cartório eleitoral da cidade. Neste momento, os recebo em meu escritório, confirmando os 42.842 votos, 45,28% dos votos válidos, para o exercício do quarto mandato À frente do Palácio da Cerâmica”, declarou o chefe do Executivo em seu Instagram.

Durante a entrega do diploma, Thiago Auricchio declarou ao Diário que nunca duvidou que o desfecho seria a diplomação e a posse de seu pai.

“Sempre acreditei em um final feliz. Sempre acreditei na Justiça. A espera foi dura, amas também nos deu muitos aprendizados. Aguardamos muito por esse momento”, afirmou o parlamentar.

Histórico

A diplomação de Auricchio como prefeito de São Caetano ocorreu mais de um ano depois de sua vitória nas urnas na eleição municipal, em novembro de 2020. Assim que venceu o pleito, o tucano viu sua diplomação e sua posse ser impedida pela justiça eleitoral do município, por meio da juíza Ana Lúcia Fusato, da 166ª Zona Eleitoral da cidade. O tucano foi condenado por captação ilegal de recursos na eleição anterior. Presidente da Câmara de São Caetano, Tite Campanella (Cidadania) comandou o município, de forma interina, durante todo o período.

No dia 16 de dezembro deste ano, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) liberou Auricchio a tomar posse como prefeito de São Caetano. A decisão veio por unanimidade pelo pleno da corte. Na ocasião, a corte também negou recurso de Fabio Palacio (PSD), que ficou em segundo lugar nas eleições de 2020. O adversário de Auricchio alegou possuir documentos que comprovam novos crimes relacionados ao processo. Foi pedido que o julgamento fosse convertido na apuração das provas. Barroso, entretanto, entendeu que decisões da corte em casos similares apontam no sentido de que o acréscimo de documentos no processo tem como limite o prazo da diplomação dos candidatos eleitos, vencido em 18 de dezembro do ano passado. Também decidiu que o limite é necessário para evitar o prolongamento da análise do caso.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;