Política Titulo
FHC viaja para Rússia neste sábado
Do Diário OnLine
12/01/2002 | 13:30
Compartilhar notícia


O presidente Fernando Henrique Cardoso embarca, na noite deste sábado, para uma visita oficial de três dias ao país. De Moscou, Fernando Henrique, seguirá para Kiev (Ucrânia), onde fica até quinta-feira, quando então retornará ao Brasil. A visita visa ampliar as relações comerciais entre os países

O presidente e sua comitiva desembarcarão em Moscou no domingo, às 16h30, no aeroporto Vnukovo 2. Na segunda-feira, às 11h30, ele deposita coroa de flores no Túmulo do Soldado Desconhecido, no Jardim Alexándrovskii.

Às 12h, Fernando Henrique terá um encontro privado com o presidente russo, Vladimir Putin, no Salão Verde do Kremlin, sede do governo daquele país. Em seguida, no Salão Santa Catarina, participa de cerimônia de assinatura de atos entre os governos brasileiro e russo.

Fernando Henrique receberá, às 17h, o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Moscou. À noite, ele participará do jantar em sua homenagem oferecido por Putin, no Kremlin.

Na terça-feira, o presidente conhecerá o Parlamento russo, onde será recebido pelo presidente Guennádi Selieznóv. Em seguida, a comitiva brasileira fará uma visita de cortesia ao presidente do Conselho da Federação da Rússia, Serguei Mirónov, na sede da entidade. Às 13h, Fernando Henrique participará de um almoço em sua homenagem oferecido pelo primeiro-ministro da Federação da Rússia, Mikhail Kassianov, na casa do governo russo.

À noite, Fernando Henrique irá ao Teatro Bolshói assistir ao balé Quebra Nozes. Antes, às 15h, ele participa da cerimônia de encerramento do Seminário Empresarial Brasil-Rússia, junto com os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sérgio Amaral; das Relações Exteriores, Celso Lafer; da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg; e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pratini de Morais.

Na quarta-feira, às 10h (horário local), Fernando Henrique embarcará para Kiev (Ucrânia). Logo após a chegada, a comitiva presidencial seguirá para o Palácio Maryinsky onde será realizada a cerimônia oficial de recepção. Às 11h45, no mesmo local, Fernando Henrique se encontrará com o presidente ucraniano, Leonid Kutchma. Ainda no palácio, o presidente brasileiro participará da cerimônia de assinatura de atos de governo do Brasil e da Ucrânia. Os dois presidentes, em seguida, farão declarações à imprensa.

Fernando Henrique participará, às 13h30, do almoço oferecido em sua homenagem pelo Primeiro-Ministro da Ucrânia, Anatoly Kinakh. na residência oficial de hóspedes.

Às 15h30, Fernando Henrique participa da cerimônia de deposição de coroa de flores no Monumento do Túmulo do Soldado Desconhecido. Em seguida, Fernando Henrique irá se encontrar com o presidente no parlamento ucraniano, Ivan Pliusch.

Na Casa de Recepções de Kiev, o presidente e sua comitiva participam da cerimônia de encerramento do Seminário Brasil-Ucrânia: Oportunidades de Novas Parcerias. Às 19h, Fernando Henrique, acompanhado de sua mulher, Ruth Cardoso, participará do jantar oficial oferecido em sua homenagem pelo presidente ucraniano, Leonid Kutchma, e a primeira-dama Liudmyla Kutchma, no salão de banquetes do Palácio Maryinsky.

O presidente embarca de volta ao Brasil, na quinta-feira (17), às 11h20, no aeroporto Internacional Kyiv Boryspil, Kiev (Ucrânia). Pouco antes, na Residência Oficial de Hóspede, Fernando Henrique se despedirá do presidente ucraniano Leonid Kutchma.

Além dos ministros, cerca de 70 empresários brasileiros acompanham o presidente em missão comercial. Segundo o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sérgio Amaral, o objetivo é negociar a abertura de mercado para produtos agropecuários brasileiros, além de outros como os ligados à indústria da aviação.

Informações da Agência Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;