Internacional Titulo
Japão estuda restringir missão naval no Oceano Índico
Da AFP
03/10/2007 | 09:34
Compartilhar notícia


O Japão estuda limitar o alcance de sua missão naval no Oceano Índico, depois de ter sido acusado de abastecer com combustível, de modo ilegal, navios americanos destinados ao Iraque.

Com esta missão, muito criticada pela oposição japonesa, a Marinha do Japão fornece gratuitamente combustível aos navios das forças internacionais destinados a operações antiterroristas no Afeganistão.

Em setembro, a imprensa japonesa informou que a Marinha havia se excedido em suas prerrogativas legais ao abastecer um porta-aviões americano que participava no conflito do Iraque.

De acordo com o porta-voz Nobutaka Mashimura, o governo pretende enviar ao Parlamento uma emenda da lei para limitar o abastecimento japonês aos navios de guerra diretamente destinados às operações no Afeganistão.

Atualmente, mais de 60% do combustível fornecido pelo Japão aos Estados Unidos no Oceano Índico é recebido em um primeiro momento pelos navios-tanques americanos, que depois entregam o mesmo às embarcações de guerra.

Dessa maneira, Tóquio não tem condições de controlar que navio recebe o combustível no final do processo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;