Astrônomos descobrem planeta parecido com a Terra
Da AFP
25/01/2006 | 17:46

Um grupo de astrônomos descobriu, através de uma rede de telescópios distribuída por todo o mundo, um novo planeta com características similares a Terra. O novo planeta foi batizado de OGLE-2005-BLG- 390Lb e gira em torno de uma estrela vermelha com cinco vezes menos massa do que o Sol. Está localizado a uma distância de 20.000 anos-luz da Terra.

"Em termos de massa, está mais próximo da Terra do que qualquer outro planeta descoberto. Por dentro, tem um centro de formação rochosa que também o torna muito parecido. Não é igual à Terra, mas estamos mais perto do que antes dela", destacou Stéphane Brillant, astrônomo do  ESO (Observatório Europeu Austral).

"A busca por uma segunda Terra é a força motriz da nossa pesquisa e esta descoberta representa um grande salto à frente, considerando que este planeta é o mais parecido com a Terra que conhecemos até agora", acrescentou o alemão Daniel Kubas, outro membro da equipe de cientistas.

O no planeta descoberto se encontra a uma distância de sua estrela três vezes maior que entre a Terra e o Sol e leva 10 anos para fazer seu movimento de translação.