Cultura & Lazer Titulo
Fim de ano na frente da telinha
André Bernardo
Da TV Press
21/12/2004 | 10:51
Compartilhar notícia


Programação de fim de ano é que nem ceia natalina: um ano é igual ao outro, mas ninguém reclama. Muito pelo contrário. Todo mundo gosta. De um lado, as emissoras, que festejam os pontinhos a mais que o Ibope costuma registrar nessa época do ano. De outro, os telespectadores, que não se cansam de degustar sempre as mesmas iguarias: uns programas humorísticos com Papai Noel aqui, uns musicais com temáticas natalinas ali e as indefectíveis retrospectivas de final de ano.

De todas as emissoras, a Globo continua sendo a mais organizada. Quase um mês antes do Natal, já sabe o que servir aos convidados. Este ano, a emissora volta a investir em sitcoms (comédia de situações): Quem Vai Ficar com Mário? (dia 22, 22h15), Correndo Atrás (22, 22h50), Histórias de Cama & Mesa (23, 22h15) e Programa Novo (28, 22h15). "Não sei se fui eu quem escolhi a comédia ou se foi a comédia que me escolheu. Mas sei que adoro fazer rir. De drama, já basta a vida, né?", diz Luana Piovani, de Correndo Atrás.

De fato, a maioria das emissoras aposta mesmo em sitcoms e humorísticos para fazer a alegria do telespectador. Na Record, Tom Cavalcante protagoniza o Família Canabrava (24, 23h15). Dependendo da audiência, o especial pode virar série em 2005. Na Rede TV!, o Vila Maluca (24, 14h30) também ganha especial natalino, com a participação de Luciana Gimenez, Olga Bongiovanni e Jacaré, entre outros. Já no SBT, Carlos Alberto de Nóbrega gravou o A Praça É Nossa! (25, 22h50) no Beto Carrero World, em Santa Catarina. "É bom para quebrar a rotina porque, nessa época do ano, a gente fica meio cansado. Esse especial é para descontrair mesmo", diz Nóbrega.

Embora muitos falem em fugir da mesmice, nem todos conseguem. O jeito, ressalta o apresentador Daniel Bork, do Receita Minuto (diariamente, 11h15), da Band, é usar a criatividade. Este ano, por exemplo, ele vai ensinar como preparar um panetone com pedaços de goiabada e doce de leite. "Mas há também quem não passe sem as receitas tradicionais. Para esses, dou sugestões mais realistas e econômicas do que o peru de Natal", diz ele, que ensinará a fazer chester com farofa e salpicão de frango.

No cardápio habitualmente oferecido pelas emissoras, outro prato que não pode faltar na mesa do telespectador é o número musical. Este ano, a dupla Bruno & Marrone e o Padre Antônio Maria são os mais requisitados. Os sertanejos vão bater ponto no Hebe Especial (27, 22h15), do SBT, e no Raízes do Campo (25, 22h15), da Record. Já o padre vai peregrinar pelo Hebe Especial, do SBT, o Melhor da Tarde (24, 16h) da Band, e o Bom Dia, Mulher (24, 7h40), da Rede TV!. "Como diria São Paulo, ai de mim se não evangelizar!", afirma o padre.

Já Raul Gil, da Record, teve uma idéia bastante econômica. Em vez de convidar artistas consagrados para cantar em seu programa, preferiu contar mesmo com a "prata da casa". No dia 25, às 14h, ele recebe os participantes do quadro A Grande Final para disputarem um prêmio em dinheiro e a chance de gravar um CD. "O público anda cansado de ver artista cantando playback. Quando viu gente que cantava de verdade, ficou impressionado", valoriza.

Algumas emissoras optaram mesmo por reunir artistas da casa para enfeitar seus especiais. Esse é o caso, por exemplo, da Rede TV!, que convidou João Kléber para comandar o especial Escolinha do Professor Joãozinho (29, 17h30). Entre seus alunos, Luciana Gimenez, Luísa Mell e Roberto Avallone.

Na Record a contagem regressiva ficará a cargo do humorista Tom Cavalcante. Na Band, a passagem de ano fica sob a responsabilidade de Astrid Fontenelle, que transmite o Réveillon direto de Salvador, na Bahia. "Amo o que faço. Tanto que até interrompo minhas férias para trabalhar no Réveillon. Mesmo assim, morro de vontade de, um ano, passar o Réveillon em Paris", diz. Ivete Sangalo comanda o Show da Virada (31, 23h35), musical da Globo que reúne alguns artistas que se destacaram em 2004, como o grupo Capital Inicial e a dupla Sandy & Junior.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;